CSBD 2017: muitas atividades



CSBD 2017: muitas atividades

9 de setembro de 2017
img5612.jpg

O começo do dia 8 de setembro, segundo dia de CSBD, foi marcado por diferentes atividades. Durante todo o dia, a movimentação no hall de estandes foi bastante intensa, com lançamentos de livros, encontros nas salas da praça científica e muito networking. A programação científica também esteve especial. Destaque para os simpósios Abordando o fotoenvelhecimento, Rotinas e Desafios em Dermatoscopia e Microscopia Confocal e as sessões Encontro com o Mestre: Manejo do Campo Cancerizável e Acne na Mulher Adulta.

Mais uma vez, o estande da SBD tornou-se um ponto de encontro entre os dermatologistas. Informações aos associados e divulgação de importantes atividades fizeram parte das atividades, entre eles, o 73o Congresso Brasileiro, que acontecerá em Curitiba, em 2018. A organização, que tem como presidente Lilian Nishino e presidente de honra, Julio Cesar Empinotti, fez uma ampla divulgação, com distribuição de material informativo, brindes e a apresentação da logomarca que faz uma conexão com as letras do evento e do Museu Oscar Niemeyer. Uma integração entre a atual Diretoria e a presidência do Congresso mostra que o evento já tem tudo para ser um sucesso. 

Reunião administrativa

No fim da tarde de sexta, a Diretoria da SBD e dermatologistas associados atuantes nas áreas de hanseníase, psoríase e doenças bolhosas, estiveram reunidos com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o secretário de atenção à Saúde (SAS), Francisco de Assis Figueiredo, para a discussão de ações conjuntas no âmbito das doenças negligenciadas. No caso da psoríase, a SBD defende o direito do dermatologista prescrever medicações para comorbidade de doença dermatológica (artrite psoriásica/psoríase), ressalta, ainda, que há várias drogas disponíveis para a artrite psoriásica, mas nenhuma incorporada para a psoríase. Também foi discutida a necessidade do aumento da rede de fototerapia no SUS para o tratamento da psoríase e de outras doenças dermatológicas.

Assembleia Geral Ordinária

 

Além da programação científica, a SBD Nacional realiza uma das mais importantes reuniões administrativas anuais, a Assembleia Geral da Sociedade. O documento de convocação oficial está no link. O compromisso, conduzido pelos gestores da SBD, ocorreu no sábado (9/9), e tem como objetivo aprovar os tópicos debatidos durante a reunião do Conselho. Além das eleições dos novos representantes das Comissões Permanentes da SBD (Ética e Defesa Profissional: Ana Maria Mósca, RJ; Ensino: Renan Rangel Bonamigo, RS; Científica: Luiz Guilherme Martins Castro, SP), ocorreu votação para sede e o presidente do Congresso em 2021. A cidade de Belém do Pará foi a mais votada e escolhida entre Florianópolis e Distrito Federal para receber o evento da SBD. Membros da Regional Belém comemoraram e já começam a trabalhar na realização do evento.

 

Na ocasião, houve a inscrição da chapa candidata aos cargos da Diretoria Executiva da SBD para o biênio 2019/2020. Será chapa única, comandada pelo presidente Sérgio Palma (PE); vice-presidente Mauro Enokihara (SP); além da secretária-geral Cláudia Alcântara (RJ); tesoureiro Egon Daxbacher (RJ); primeira secretária Flávia Vasques Bittencourt (MG); e segundo secretário Leonardo Mello (ES). Os membros do CD também aprovaram todos os relatórios. 

 

 

Na parte da tarde do penúltimo dia do Congresso, o destaque foi para o Simpósio de Cabelos e Unhas, comandado por Celso Sodré (RJ) e Márcio Rutowitsch (RJ) e as sessões Encontro com o Mestre, enfocando assuntos interessantes sobre cosmiatria; nevo melanocítico congênito; queloides e cicatrizes hipertróficas, entre outros.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados