CSBD 2017: cerimônia de abertura



CSBD 2017: cerimônia de abertura

8 de setembro de 2017
img5757.JPG

 

O tempo passa rápido e a data para a realização do 72o Congresso Brasileiro da SBD já chegou. A Bahia, berço da dermatologia no país, está mobilizada para receber dermatologistas de todo o Brasil de 7 a 10 de setembro, na Costa do Sauípe. No primeiro dia de CSBD, foi realizada, a partir das 18h30, a cerimônia de abertura. Na solenidade, o presidente do Congresso, Paulo Machado, deu boas-vindas aos congressistas, e num discurso otimista e humano, agradeceu a cada um dos membros das Comissões do CSBD, além da SBD Nacional, por terem confiado a Regional Bahia a honra de ser a sede do mais importante evento da entidade. 

O amor pela medicina e dermatologia se juntam à ciência na Bahia, que depois de 17 anos tem a honra de receber um evento da Nacional relacionado à dermatologia. “Decidimos realizar um congresso grandioso, pela grandeza da nossa sociedade centenária, tão respeitada em todo o mundo. Que todos possam trocar ideias e compartilhar experiências neste evento que foi feito com muito carinho e capricho num grande trabalho de equipe”, afirmou Paulo Machado, destacando a qualidade da programação científica.

Em seu discurso, Paulo agradeceu muito a todos os membros de sua equipe, bem como o apoio da SBD-BA, presidida por Anete Olivieri, além de falar sempre com muito carinho da família e de colegas dermatologistas. A surpresa foi a apresentação de um vídeo com mensagens do presidente de honra, patrono e homenageados, e de outros momentos importantes, como um vídeo que mostrou a vocação turística da Bahia.

No discurso de abertura, o presidente da SBD, José Antonio Sanches, ressaltou a importância “dos caminhos humanos da medicina ensinados por grandes mestres da especialidade (muitos deles homenageados na noite), bem como a simplicidade e autenticidade baianas em receber bem os congressistas”. 

A solenidade foi encerrada com o Hino do Senhor do Bonfim. O coquetel de boas-vindas contou com a apresentação de Dan Miranda. São aguardados mais de 2 mil dermatologistas no Dermato Bahia 2017.

Homenagem

Os dermatologistas Achiléa Lisboa Bittencourt (BA); Neide Ferraz de Castro Dias (BA); os ex-presidentes da SBD Nacional Arival Brito (PA) e Alberto Cardoso (AL); e o imunologista Edgar Marcelino Filho (BA) foram homenageados durante a cerimônia de abertura do Congresso. O ex-presidente da SBD Sinésio Talhari também recebeu homenagem. O encontro teve como presidente de honra Evandro Ararigboia Rivitti (SP) e patrono e ex-presidente da SBD Nacional (gestão 1980-1981), Newton A. Guimarães, ainda em atividade profissional, mesmo com seus mais de 90 anos de idade.

 

 
Fotos: Samuel Cerqueira.

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados