CRM-ES investiga médicos que se passam por especialistas



CRM-ES investiga médicos que se passam por especialistas

27 de abril de 2015

Dermatologia é a que mais tem casos de médicos punidos por atuar na área sem registro no Conselho Regional de Medicina

O Conselho Regional de Medicina (CRM-ES) está investigando médicos que estão se passando por especialistas e fazendo propaganda coma dermatologistas, ortopedistas e psiquiatras. Fingindo ter a especialidade, eles enganam pacientes na hora de consultas e exames.

Segundo o corregedor do CRM-ES, Thales Gouveia Limeira, a dermatologia é a primeira colocada no ranking dos especialistas sem registro “Para se classificar como especialista, é necessário ter o registro junto ao Conselho Regional de Medicina. Se faz sem esse registro, é propaganda irregular. Não pode ser feito”, afirmou Limeira.

Segundo o corregedor, neste ano, foram 10 casos de médicos que assinaram termo de ajuste de conduta (TAC) com o CRM-ES por causa de propaganda irregular. No ano passado, foram 40 casos. “Se anuncia em outdoor que trata de doença de pele ou faz embelezamento da pele, mas não tem a especialidade médica registrada, é considerado propaganda irregular.”

O corregedor do CRM-ES afirmou que, quando o médico acusado assina um termo de ajuste de conduta, o processo fica paralisado “Se a conduta se repetir em um ano, o processo volta a correr e a punição é efetivada. Então, é uma forma de corrigir as condutas que estejam inadequadas. Em alguns casos, o médico apenas não fez o registro da especialidade junto ao CRM.” O ortopedista Thanguy Gomes Friço explicou, porém, que não é tão simples conseguir os registros médicos e disse que considerou o processo burocrático.

“Mas não é possível também que um médico consiga enganar os outros o tempo inteiro. Ele pode ser processado, seja por imprudência, negligência ou imperícia. Se um médico faz algo para o qual não está capacitado, pode ser processado criminalmente”, ressaltou.

FIQUE ATENTO

> NO SITE do Conselho Regional de Medicina do Espirito Santo (CRM-ES) – www.crm-es.org.br – e no site do Conselho Federal de Medicina (CFM) – www.cfm.org.br – é possível consultar as especialidades dos médicos na guia Serviços de Busca, clicando no “Busca de Médico.

> É POSSÍVEL procurar pelo nome do médico ou inserir o número do registro. Após isso, basta clicar em buscar, que serão apresentadas todas as especialidades do profissional.

> TAMBÉM é possível fazer a busca pela especialidade. Por exemplo, selecionar a especialidade Dermatologia e todos os médicos com registro serão apresentados ao paciente para a consulta.

Leia na íntegra aqui: CRMES

FONTE: A TRIBUNA ES





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados