Conitec abre consulta pública para a incorporação de novas terapias para o melanoma no SUS



Conitec abre consulta pública para a incorporação de novas terapias para o melanoma no SUS

17 de janeiro de 2020
bannermateria.jpg

A Conitec abriu a Consulta Pública n. 85/19 do Ministério da Saúde (MS) para a incorporação de novos medicamentos para o melanoma avançado não cirúrgico e metastático no Sistema Único de Saúde (SUS): a terapia-alvo (vemurafenibe, dabrafenibe, cobimetinibe, trametinibe) e a imunoterapia (ipilimumabe, nivolumabe, pembrolizumabe). O prazo para a contribuição de médicos e sociedade encerra no dia 21 de janeiro (terça-feira).

O melanoma é o tipo menos frequente entre todos os cânceres da pele, mas também o mais perigoso e com o maior índice de mortalidade. Anualmente, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são registrados mais de 1.700 óbitos em decorrência da doença no Brasil.  

Tratamento no SUS – Atualmente, os pacientes de melanoma metastático que utilizam o SUS têm acesso apenas à quimioterapia padrão. Com a incorporação dessas tecnologias pela Conitec, terapêuticas mais adequadas e eficazes estarão disponíveis. 

“É de grande relevância a participação dos médicos nesta decisão, a fim de que possamos disponibilizar melhores tratamentos na rede pública para o paciente com melanoma avançado, uma vez que hoje a sobrevida deste tumor no SUS é muito reduzida”, afirma a diretora da SBD, Flávia Bittencourt.

Siga o passo a passo para participar:

1.    Acesse o site http://conitec.gov.br/consultas-publicas.
 
2.    Clique em consulta número 85/19: "Terapia-alvo (vemurafenibe, dabrafenibe, cobimetinibe, trametinibe) e imunoterapia (ipilimumabe, nivolumabe, pembrolizumabe) para o tratamento de primeira linha do melanoma avançado não-cirúrgico e metastático".
 
3.    Analise o material disponível (Relatório Técnico e Relatório para a Sociedade) e envie suas contribuições por meio dos seguintes formulários: 

http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=53028 (médicos)

http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=53029 (sociedade)
 

Contribua, sua participação é muito importante.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados