Congresso Nacional ganha iluminação especial em apoio ao Dezembro Laranja



array(4) { [0]=> string(74) "https://www.sbd.org.br/wp-content/uploads/2021/12/dlimagem2_545x310-1.jpeg" [1]=> int(545) [2]=> int(310) [3]=> bool(false) }

Congresso Nacional ganha iluminação especial em apoio ao Dezembro Laranja

7 de dezembro de 2021
dlimagem2_545x310-1.jpeg

O Palácio do Congresso Nacional ganhou iluminação na cor laranja nesta semana em apoio ao Dezembro Laranja, a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Neste ano, a mensagem central da campanha é “Adicione mais fator de proteção ao seu verão!”.

A SBD prevê que, com a queda nos indicadores de morbidade e de mortalidade relacionados à covid-19, neste verão as praias e os espaços abertos voltarão a ser ocupados com muito mais intensidade. Por isso, além de chamar a atenção da população para a necessidade de seguir as recomendações das autoridades sanitárias quanto ao coronavírus, os especialistas indicam o acréscimo à rotina das medidas de prevenção contra o câncer de pele.

A campanha recomenda que além do uso do álcool em gel, máscaras e respeito ao distanciamento social, a população adote hábitos de fotoproteção, como o uso de chapéu, óculos de sol e protetor solar. Para a SBD, a iluminação do Congresso Nacional simboliza o engajamento dos tomadores de decisão neste esforço pela promoção da saúde e pela prevenção de doenças, como o câncer de pele.

Neste ano, a iluminação dos prédios do Senado e da Câmara que, juntos, compõem, o Palácio do Congresso Nacional só foi possível pela sensibilidade ao tema demonstrada pelos respectivos presidentes Artur Lira e Rodrigo Pacheco. Também contribuíram com a iniciativa o senador Irajá Abreu, 1º secretário do Senado, e do deputado Júnior Mano, que empenhou apoio ao pedido da SBD neste Dezembro Laranja, como fez também em outubro, durante a campanha Nacional de Psoríase.

“Para a dermatologia brasileira, a iluminação do Congresso Nacional é um marco que merece ser comemorado. Queremos que os parlamentares abracem as reivindicações da SBD que visa, sobretudo, conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde e apoio às medidas que vão qualificar a assistência”, ressaltou Heitor de Sá Gonçalves, vice-presidente da Sociedade.

Conhecida como Dezembro Laranja, a campanha que ganhou o apoio do Congresso foi criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para alertar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoces, informar sobre as opções terapêuticas disponíveis e destacar os cuidados que devem ser incorporados à rotina diária.

O câncer de pele é o tipo de neoplasia mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano, segundo a SBD. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chances de cura. Por isso, a população deve ficar atenta aos sinais e sintomas, buscando ajuda junto ao médico dermatologista assim que os notar. (Com informações da Agência Câmara).





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados