Como recuperar a pele após o verão



Como recuperar a pele após o verão

22 de abril de 2010

O ressecamento da pele ocorre por causa do calor que, com o passar dos dias, desidrata e provoca uma discreta descamação. Segundo Adilson Costa, médico da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a primeira recomendação é tomar banhos mais rápidos, com pouco sabonete e água morna, sem esquecer do hidratante corporal ao final.

No entanto, em alguns casos, de acordo com a predisposição de cada um, as altas temperaturas estimulam as glândulas sebáceas e a pele fica mais oleosa. Assim, além da desidratação, aumenta o surgimento de acne. Nessa situação, prefira produtos sem óleo.

Outra maneira de reverter os estragos do verão é cuidar da alimentação. De acordo com a nutricionista Fernanda Machado, a falta de hidratação causa a escamação cutânea. Evite alimentos condimentados, embutidos e industrializados. Bebidas alcoólicas também pioram o quadro. Consuma muito agrião, couve, maçã, limão, mamão, melancia, melão e caju.

Outro problema frequente do pós-verão são as manchas. “Para se proteger do sol, a pele passa por um processo inflamatório que desregula a produção de melanina, substância responsável pela cor. Assim, algumas regiões do corpo ficam mais escuras do que outras”, explica Adilson Costa.

Isso pode ser motivado por inúmeros fatores, como gravidez, velhice ou doença crônica. Mas o principal deles é a falta ou uso inadequado do protetor solar, que deve ser retocado a cada duas horas e ter fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. O médico lembra ainda que também é preciso usar protetor nas estações mais frias do ano, diariamente.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados