Campanha pela prevenção ao câncer de próstata tem participação do presidente da SBD



Campanha pela prevenção ao câncer de próstata tem participação do presidente da SBD

7 de novembro de 2019
atendimentonovembroazulg1.jpg

Para fortalecer a conscientização da importância de os homens se prevenirem contra o câncer de próstata, o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Sérgio Palma, gravou vídeo de apoio à campanha #Azultitute, liderada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), de São Paulo (SP). O grupo foi o criador da Campanha Novembro Azul, no Brasil. Na mensagem, o líder nacional da SBD reforça a importância das consultas regulares ao médico urologista para falar sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da doença.

ASSISTA AQUI À MENSAGEM DE VÍDEO

Para Sérgio Palma, participar dessa iniciativa é importante, “uma vez que os homens brasileiros não se preocupam tanto com a saúde”. Para ele, a falta de informação e o preconceito são alguns dos motivos pelos quais os homens deixam de lado procedimentos simples, indolores e fundamentais para a identificação de doenças, como o câncer de próstata, por exemplo.

“Precisamos falar de prevenção a todo instante. Muitos homens, por questões culturais, emocionais e psicológicas, só procuram o médico em situações extremas. Isto é, quando realmente se sentem muito mal”, adverte. Segundo o presidente da SBD, “foi uma honra participar do movimento e colaborar com a promoção e prevenção à saúde integral do homem”.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, com mais de 68 mil casos, em 2018. Por ano, há registro de 15 mil mortes, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).  Em contrapartida, apesar de grave, a doença tem 90% de chances de cura se for detectada precocemente, o que reforça a importância de consultas médicas e exames frequentes, em especial para homens acima de 50 anos ou de 45 anos, no caso dos que têm histórico familiar da doença ou são afrodescendentes.

Pesquisa – Além da campanha #Azultitude, o Instituto Lado a Lado pela Vida realizou uma pesquisa inédita, em parceria com o Grupo Abril, sobre a saúde do homem brasileiro. O trabalho, intitulado “Um novo olhar para a saúde do homem”, chamou a atenção para o quadro de fragilidade emocional desse segmento da população. Segundo os dados, 63% sentem ansiedade, 46% sofrem com tristeza e 23% lutam contra a depressão.

Problemas financeiros e a falta de disponibilidade de consultas nos postos de saúde são apontados como os principais obstáculos apontados pela baixa adesão dos homens às práticas preventivas. Na sequência, vem a auto percepção de que a pessoa está bem de saúde.

“Essa ilusão preocupa ainda mais se levarmos em conta que 23% dos respondentes dizem substituir uma consulta por uma pesquisa na internet com certa frequência”, afirma Marlene Oliveira, presidente e fundadora do Instituto Lado a Lado pela Vida.

Outros pontos preocupantes relacionados à prevenção do câncer de próstata reiteram esses pontos. Os números revelam que, entre os homens com mais de 40 anos, quase metade não têm o hábito de ir ao urologista. Esse percentual se eleva para 54% no Sul do País. Entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 58% não vão ao urologista, o que ocorre somente com o encaminhamento após o primeiro contato do usuário na rede pública, que é feito pelo clínico geral.
 
Um dado positivo da pesquisa foi confirmar que a Campanha Novembro Azul, lançada em 2011, é conhecida por 94% dos entrevistados: 24% afirmam estar mais atentos com a saúde e 8% começaram a fazer exames regularmente, após esse lançamento.

“Desde o início, o objetivo da campanha Novembro Azul é o de informar os homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e o resultado do estudo mostrou que houve uma mudança de comportamento e alguns homens passaram a tomar as rédeas de sua saúde. Entretanto, muitos ainda demonstram uma resistência quase natural para fazer exames de rotina ou mesmo diagnosticar algum problema alertado por um sintoma”, diz Marlene.

Com informações do Instituto Lado a Lado pela Vida.

*Foto G1





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados