Atendimento gratuito contra o câncer da pele em Tocantins



Atendimento gratuito contra o câncer da pele em Tocantins

20 de setembro de 2011

Com dois casos de câncer de pele na família, Hélvia Almeida Coelho, 47 anos, acordou cedo no último sábado, 17, para garantir sua vaga no Tour de Prevenção 2011. O projeto é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que dedicou este final de semana para fazer atendimentos gratuitos no Parque Cesamar, em Palmas.

Hélvia Almeida contou ao Jornal do Tocantins que aguardava um atendimento dermatológico na rede pública há quase cinco meses. “Quando eu vi essa oportunidade aqui eu não perdi e graças a Deus que está tudo bem”, comentou logo depois de sair da consulta, ocasião em que também aproveitou para levar sua filha Hozana Coelho Soares, 13 anos, para consultar. As duas saíram satisfeitas com o atendimento.

Quem também foi beneficiado com o projeto foi o porteiro Pedro de Oliveira Negro Neto, 32 anos. Apesar de ter algumas manchas no corpo, Pedro Neto estava mais tranquilo ao final da consulta, já que o resultado é que não era nada grave. “Agora é só usar protetor e pronto”, comentou.

O presidente da SBD no Tocantins, o dermatologista José Tarciso da Silva, falou que 10 profissionais estão fazendo atendimento a pessoas com suspeita de câncer de pele. Mesmo não tendo uma estatística exata, José Tarciso disse que no dia a dia a quantidade de pessoas com câncer de pele tem aumentado a cada ano. “Por isso a necessidade de uma campanha como essa”, explicou. Conforme o presidente da SBD, a intenção da campanha é orientar as pessoas da necessidade de prevenção, de uso do protetor solar, de roupas que possam proteger mais a pele, do uso de chapéus, bonés, sombrinhas e principalmente orientar para que as pessoas não se exponham de forma inadequada no horário de 10 às 15 horas.

Veja o roteiro do Tour de Prevenção ao Câncer da Pele 2011.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados