Ação na Cinelândia, no Rio, alerta sobre diagnóstico e tratamento de hanseníase neste sábado



Ação na Cinelândia, no Rio, alerta sobre diagnóstico e tratamento de hanseníase neste sábado

26 de janeiro de 2019
banner-home-principal-hanseniase-2019lprancheta-1prancheta-1.jpeg

Para comemorar o Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase, será realizada uma ação neste sábado, na Cinelândia, no Centro do Rio. O evento, chamado de Janeiro Roxo, conta com equipes para fornecer atendimento e orientação à população sobre a doença, além de distribuir material a respeito. A ação vai acontecer das 9h às 13h. é realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBD-RJ), as secretarias municipal e estadual de Saúde, o Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase), as universidades (UFRJ, UFF, UERJ) e a Santa Casa de Misericórdia.

Carros com consultórios médicos com 12 residentes em dermatologia da UERJ, UFF, UFRJ, Hospital Naval Marcílio Dias e da Santa Casa de Misericórdia vão realizar exames clínicos. A ação é realizada em razão do Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase,neste domingo.A data tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença

A iniciativa contará também com a participação de 12 profissionais de outras áreas, como fisioterapia, terapia ocupacional, serviço social e psicologia, dando suporte ao atendimento.

Anualmente, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove o Janeiro Roxo, dentro da Campanha Nacional de Conscientização para o tratamento precoce e enfrentamento da hanseníase. A programação inclui ainda a iluminação de monumentos públicos, no dia 28, como os Arcos da Lapa, passarelas do Aterro do Flamengo, o Monumento Estácio de Sá, a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal.

Casos registrados

Em 2018, a Secretaria Estadual de Saúde foi notificada sobre 910 novos casos de hanseníase e 1.334 pessoas estão em tratamento. Foram 40 casos em menores de 15 anos e 275, em pessoas com algum grau de incapacidade física. O estado do Rio possui uma das maiores proporções de Grau de Incapacidade física 2 do Brasil, de 13,2% – estágio mais avançado e irreversível de incapacidade motora. De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, essa proporção é considerada alta.

No município do Rio, houve uma queda no número de casos da doença de 2013 a 2016. No entanto, a partir de 2017, os registros mostraram aumento e foram diagnosticados 335 novos casos, fechando o ano com 430 pacientes em tratamento.

Cerca de 30 mil brasileiros contraem hanseníase anualmente, o que faz com que o país concentre mais de 90% dos casos da América Latina. Anualmente, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove o Janeiro Roxo, dentro da Campanha Nacional de Conscientização para o tratamento precoce e enfrentamento da hanseníase.

Fonte: O Dia

Veja como foi a ação no Rio de Janeiro.

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados