Defesa profissional envolve fortalecimento da imagem da dermatologia junto à população, afirma 1º secretário da SBD



Defesa profissional envolve fortalecimento da imagem da dermatologia junto à população, afirma 1º secretário da SBD

2 de fevereiro de 2021
geraldo-magela.jpeg

Na Gestão 2021-2022, a defesa profissional continuará a ocupar espaço prioritário na agenda institucional. A afirmação é do 1º secretário da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Geraldo Magela Magalhães, que tem a missão de coordenar essa frente de atuação. Segundo ele, as ações serão desenvolvidas de forma integrada, contemplando atividades junto ao Congresso Nacional e aos Poderes Executivo e Legislativa.

Mineiro de Belo Horizonte, Magalhães também lembra da importância da comunicação neste processo de defesa da especialidade e da necessidade de mostrar para a população o quanto a dermatologia é fundamental para a saúde pública. “À medida que informamos a população sobre a grandeza da dermatologia, suas diversas facetas e sua importância para a saúde pública brasileira, estaremos promovendo defesa profissional”, ressaltou.

Confira, abaixo, a entrevista de Geraldo Magela Magalhães ao Portal da SBD. 

Portal da SBD: Como a atual Gestão da SBD pretende fortalecer suas ações no campo da defesa profissional?

Geraldo Magela Magalhães: A defesa profissional sempre foi uma pauta prioritária para a Sociedade Brasileira de Brasileira. Isso ficou evidente pelo trabalho realizados pelas gestões que antecederam a atual. Assim, o grupo encarregado de conduzir a entidade em 2021 e 2022 tem como proposta dar sequência às ações que se encontram em andamento e também ir além, promovendo novas iniciativas que possam trazer ganhos e visibilidade para o associado.

Portal da SBD: A luta em favor da dermatologia passa por uma maior articulação com os tomadores de decisão? Por quê?

GMM: Sim, a SBD está atenta a essa necessidade de articulação com os tomadores de decisões. Isso inclui estar atentos aos movimentos que ocorrem no Poder Executivo, no Congresso Nacional e mesmo no Judiciário. Hoje, a diretoria conta o suporte de assessorias jurídica e parlamentar robustas e preparadas para dar apoio nessa articulação dentro de órgãos federativos. De modo, integrado pretendemos envolver cada vez mais nossa estrutura de comunicação neste processo, pois fica a cada diz mais claro que os melhores resultados dependem da coordenação de ações de diferentes segmentos.
 
Portal da SBD: Quais itens de pauta se impõem como prioritários neste momento?

GMM: A agenda da defesa profissional da SBD tem como objetivo principal a proteção dos interesses da dermatologia enquanto especialidade médica. Isso exigirá atenção em diferentes frentes. No Congresso, faremos o acompanhamento de projetos de lei de interesse da área, procurando sensibilizar os parlamentares com nossos argumentos técnicos, éticos e científicos. No Judiciário, buscaremos a defesa dos abusos cometidos por profissionais de outras áreas. Cada ataque será respondido à altura, com o protocolo de denúncias nas instâncias cabíveis. Já junto ao Governo, atuaremos por melhores condições de trabalho e de remuneração para nossos associados, bem de atendimento para nossos pacientes.

Portal da SBD: O Judiciário e o Executivo também serão alvo de ações da SBD na defesa profissional? De que maneira?

GMM: Sim, dentro do que foi exposto anteriormente, diversos assuntos relativos à defesa profissional envolvem o Judiciário e o Executivo. Mas outro dado que gostaria de pontuar é que nossa proposta é, também, promover defesa profissional a partir da valorização da dermatologia e do dermatologista junto ao público leigo. Acreditamos que, à medida que informamos a população sobre a grandeza da dermatologia, suas diversas facetas e sua importância para a saúde pública brasileira, estaremos promovendo defesa profissional. Nesse sentido, pretendemos investir tempo e dedicação à uma publicidade médica com esse objetivo. É desafiador e, ao mesmo tempo, gratificante.

Portal da SBD: De que forma o associado pode contribuir com esse esforço que será capitaneado pela diretoria-executiva da Gestão 2021-2022?

GMM: O diálogo com cada dermatologista é fundamental. A SBD está pronta para ouvir o associado e responder às suas demandas. Dispomos de dois canais de comunicação: um deles é no site da SBD (https://www.sbd.org.br/dermatologistas/defesa/), através do e-mail defesaprofissional-juridico@sbd.org.br. O segundo está disponível no aplicativo SBD, que contempla uma aba específica para denúncia. É importante chamar a atenção para o fato que as denúncias devem conter um breve histórico, indicação de possíveis testemunhas e com provas (documentos que devem ser anexados).
 
 

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados