No Dia Mundial da Saúde da Pele, lançamento de estudo inédito expõe desafios no acesso à dermatologia



No Dia Mundial da Saúde da Pele, lançamento de estudo inédito expõe desafios no acesso à dermatologia

8 de julho de 2025
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Rio de Janeiro, 8 de julho de 2025 – Neste 8 de julho é celebrado o Dia Mundial da Saúde da Pele, uma iniciativa conjunta da International League of Dermatological Societies (ILDS) e da International Society of Dermatology (ISD) para reforçar a importância de cuidar do maior órgão do corpo humano. A data marca a divulgação de um estudo inédito sobre o acesso à dermatologia, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pelo Instituto Datafolha, em parceria com a divisão de Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal no Brasil. O levantamento revela que 90 milhões de pessoas, o que corresponde a 54% dos brasileiros com 16 anos ou mais, nunca passaram por uma consulta com um médico dermatologista.  

“Esses dados mostram uma realidade preocupante: ainda falta à população a consciência de que a pele pode ser um sinal de alerta para diversas doenças, das mais simples às mais graves. Estar atento a qualquer mudança e procurar um dermatologista para check-up anual deve ser um hábito. Cuidar da pele vai muito além da estética, é uma questão de saúde”, afirma o presidente da SBD, Dr. Carlos Barcaui.  

Entre os jovens de 16 a 24 anos, a ausência de consultas chega a 70%, enquanto entre os idosos acima de 60 anos, 46% nunca consultaram um especialista. O estudo mostra ainda que quatro em cada dez brasileiros (41%) notaram o surgimento de sinais como manchas, pintas, bolhas ou queda de cabelo nos últimos 12 meses e 20% declarou que não verifica a própria pele, cabelos e unhas. Mesmo entre aqueles que afirmam cuidar da pele, a rotina com um dermatologista ainda é exceção: apenas 6% mantêm consultas regulares. 

Para o presidente da SBD, Dr. Carlos Barcaui, o acesso à dermatologia no Brasil é um dos principais desafios a serem enfrentados. Ele destaca que, neste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu oficialmente as doenças de pele como prioridade global de saúde pública, o que reforça a urgência de ampliar o acesso ao atendimento dermatológico. No Brasil, essa limitação compromete o diagnóstico precoce e o tratamento adequado de diversas condições, que, quando não tratadas, podem evoluir para quadros graves e afetar diretamente a saúde integral do paciente.  

“A ausência de cuidados especializados sobrecarrega o sistema público de saúde, gerando altos custos com tratamentos complexos e internações evitáveis. Por outro lado, quando o atendimento dermatológico é feito de forma preventiva e precoce, os gastos públicos são significativamente reduzidos, e a qualidade de vida da população melhora de forma expressiva”, diz o especialista. 

Os dados provam que há muito desconhecimento sobre o papel do dermatologista. Cerca de 17% da população não o reconhece como médico ou profissional da saúde e, embora 86% saibam que ele trata doenças da pele, poucos conhecem outras áreas de atuação como mucosas, unhas e cabelo. Ainda, segundo o estudo, mulheres com ensino superior e que vivem nas capitais são o perfil que mais acessa cuidados dermatológicos de forma preventiva. Já os homens com baixa escolaridade e sem plano de saúde compõem o grupo com menor frequência de visitas ao especialista. 

Nesse contexto, a Divisão L’Oréal Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal no Brasil reafirma seu compromisso em oferecer soluções abrangentes para a população, facilitando o acesso a consultas dermatológicas em regiões carentes de especialistas; desenvolvendo produtos baseados em pesquisas e testes aprofundados sobre a pele do brasileiro; e disseminando o conhecimento vital sobre saúde da pele através de médicos. 

“Como líder em cuidado com a pele, acreditamos que o acesso à dermatologia é uma questão de saúde pública.  Mapear a pele brasileira é um passo fundamental para compreender suas necessidades reais, respeitando sua diversidade e especificidades. Quando 90 milhões de brasileiros nunca foram a um dermatologista — e 70% dos jovens também não —, estamos diante de um desafio urgente. A pesquisa recém-realizada com a Sociedade Brasileira de Dermatologia e o Instituto Datafolha não apenas valida essa urgência, mas também fortalece o compromisso com a democratização do cuidado com a pele e com o espírito científico que sempre norteou nossa atuação: entender a população brasileira e suas rotinas dermatológicas, aproxima-la cada vez mais dos especialistas e promover informação de qualidade’’, afirma Hanane Saidi, Diretora Geral da Divisão de Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal no Brasil. 

‘’A metodologia utilizada na pesquisa, com entrevistas presenciais em todas as regiões do país, garante um olhar representativo sobre a população brasileira e suas formas de acesso, ou falta de acesso, os cuidados com a pele e os profissionais responsáveis por esse cuidado. Permite também identificar segmentos específicos da população que merecem um olhar mais atento quando o assunto é a saúde da pele’’, complementa Luciana Chong, Diretora Geral do Instituto Datafolha. 

Em 2025, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que defende fortemente o maior acesso à dermatologia, participa oficialmente da campanha global ao lado da ILDS e da ISD, dando início a uma ampla mobilização nacional, que conta, simultaneamente, com a campanha de valorização da dermatologia, abordando o lema: “Sua pele fala, só o dermatologista entende”. A campanha reforça a importância de manter hábitos de prevenção no dia a dia, como o uso diário de protetor solar, alimentação equilibrada, boa hidratação e visitas regulares ao dermatologista. Um check-up anual pode ser decisivo para a detecção precoce de doenças de pele. 

A entidade já atua fortemente por meio de campanhas como a de Prevenção ao Câncer da Pele – Dezembro Laranja, levando atendimento gratuito e informação à população, além de garantir a formação ética e técnica de especialistas. Também se mobiliza em diferentes frentes, colocando-se à disposição para contribuir, junto aos órgãos competentes, com iniciativas que ampliem o acesso e qualifiquem o cuidado dermatológico oferecido à população.  

A SBD e a L’Oreal ressaltam que, a partir dos dados obtidos na pesquisa divulgada, será elaborado um Dossiê que reunirá análises detalhadas, tendências e novos dados para aprofundar a compreensão sobre o comportamento da população em relação aos cuidados dermatológicos e à saúde da pele. 

Clique aqui e veja mais detalhes do estudo.

Sobre a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) 

A SBD com 113 anos de existência reúne mais de 12 mil dermatologistas associados em todo o país e é a única sociedade de dermatologia reconhecida pelo Conselho Federal e Medicina e Associação Médica Brasileira. Com forte atuação científica, seus membros contribuem continuamente para o avanço da especialidade, especialmente por meio de estudos originais nas áreas de doenças infectocontagiosas, tropicais e dermatologia clínica, cirurgia dermatológica e cosmiatria. Essa produção reconhecida internacionalmente reforça o papel da dermatologia brasileira como referência global, destacando sua relevância na pesquisa, formação médica qualificada e no desenvolvimento ético e técnico da especialidade. 

A entidade é responsável por campanhas públicas de grande impacto, como a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele (CNPCP), criada em 1987 e institucionalizada em 1999, que realiza atendimentos gratuitos a cerca de 30 mil pessoas por ano, e a Campanha Nacional de Psoríase, promovida desde 2006 com ações educativas em todo o país. Coordena também a concessão do Título de Especialista em Dermatologia (TED), criado em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB), que assegura a qualificação técnica dos profissionais da área. Conta com 96 Serviços Credenciados, fundamentais para a formação de novos especialistas, e mantém iniciativas como o Programa de Educação Médica Continuada (EMC-D) e o fortalecimento das Sociedades Regionais, consolidando sua missão de promover o conhecimento científico e garantir o acesso da população a cuidados dermatológicos de excelência. 

Sobre o Grupo L’Oréal  

O Grupo L’Oréal se dedica à beleza há 115 anos. Com seu portfólio internacional único de 38 marcas  diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 43.48 bilhões de euros em 2024 e conta  com mais de 90 mil colaboradores em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está  presente em todas as redes de distribuição: mercados, lojas de departamento, farmácias e drogarias,  cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, e uma equipe  de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para  atender as aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade,  a L’Oréal anunciou o programa L’Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de  desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para  uma sociedade mais inclusiva e sustentável.   

No Brasil, o quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completou 65 anos em 2024 e é  uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 22 marcas no país, como L’Oréal  Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L’Oréal Professionnel, Matrix, RedKen, La Roche Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren,  Cacharel, Prada, Azzaro, Valentino e Mugler.  





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