9° Teraderm da SBD promove ampla atualização no campo terapêutico da dermatologia



9° Teraderm da SBD promove ampla atualização no campo terapêutico da dermatologia

6 de maio de 2017
teradermfinal.jpg

teraderm-04-05-48

Fotos: Adriana Ranalli

A cidade de São Paulo sediou, pela nona vez, o Teraderm da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), entre 5 e 6 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, com a presença de cerca de 2 mil participantes. No discurso de abertura, o vice-presidente da SBD, Sérgio Palma, comentou sobre a importância do encontro, consolidado no calendário da dermatologia brasileira, destacando que o aprimoramento técnico-científico continuado dos médicos especialistas é o melhor caminho para a valorização da profissão e para uma assistência de qualidade à saúde dos cidadãos. Entre as temáticas abordadas figuraram a fotoproteção; biológicos (uso além da psoríase); melanoma; evoluções inestésicas de tratamentos estéticos, manejo da dengue, zika; HPV e zoster; dermatoses com indicação de fototerapia; toxina botulínica, entre outros.

“O Teraderm teve pleno êxito. É um evento objetivo, com foco em manter atualizado o dermatologista em geral e também fomentar o crescimento dos residentes. O público tem a oportunidade de discutir com os palestrantes sobre todos os temas, promovendo uma maior sinergia entre os participantes. Essa é a marca do Teraderm, cuja a fórmula foi muito bem estabelecida pela Comissão Organizadora, com palestras curtas em formato de talk-show e ênfase no debate”, comentou o presidente da SBD-Resp, Ricardo Shiratsu, um dos coordenadores do evento ao lado de Clarisse Zaitz, Flavia Bittencourt e Jayme Oliveira Filho.  

teraderm-04-05-41  

Um momento de destaque foi o bloco “Evoluções inestéticas de procedimentos estéticos”, coordenado por Marcia Cristina Linhares, em que os especialistas discutiram diversos tipos de complicações causadas por preenchimentos, muitas vezes realizados por não médicos. “O assunto alerta que mais importante do que fazer o preenchimento é saber conduzir e tratar a complicação. O paciente acaba recorrendo ao médico especialista, que é o dermatologista, para tratar a complicação, que pode surgir até mesmo alguns anos depois da realização do procedimento”, disse. A médica explicou que um exame simples como a ultrassonografia do local afetado define o tipo de preenchedor que foi utilizado no paciente e norteia o melhor tratamento a ser conduzido para a resolução da complicação.

Já o tratamento multidisciplinar do melanoma foi ressaltado pelo coordenador do bloco, Carlos Barcauí. "A dermatologia tem muito a aprender com a oncologia clínica, com os cirurgiões oncológicos e com o médico dermatologista que está mais habituado a lidar com o melanoma", frisou.

No bloco “Complicações de cirurgias de consultório” os especialistas reforçaram o quanto dermatologia avançou na cirurgia dermatológica, com técnicas mais eficazes e completas para a correção, melhora estética e diagnóstico de lesões de pele. “Estamos vivenciando uma fase mais madura na cirurgia dermatológica, que está sabendo lidar com os possíveis complicações pós-operatórias”, disse o dermatologista Érico Pampado, que ministrou aula sobre lipoaspiração.  

teraderm-04-05-4

Na abertura do encontro, o vice-presidente da SBD, Sérgio Palma, ressaltou o sucesso do I Simpósio de Imunobiológicos e IX Simpósio de Psoríase, e solicitou o engajamento dos associados na campanha da SBD pela valorização da dermatologia e qualidade da saúde no país

Além da qualidade científica comprovada há nove anos, o Teraderm é uma oportunidade para os dermatologistas travarem contato com profissionais experientes em suas áreas.

“É um evento interessante, tradicional, e participar desta edição me deixa muito honrado. As aulas foram muito bem conduzidas e organizadas”, salienta o dermatologista Alexandre Gripp, que participou da mesa “Dermatologia hospitalar (manejo do paciente)”.

 

Estande institucional

No estande da SBD, os associados puderam se inscrever para os demais eventos da Sociedade, como o 2º Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas; o Dermato Bahia; e o 10° Simpósio Nacional de Cosmiatria e Laser e & 22a Radesp.

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados