Uso de EPIs obrigatórios de acordo com o tipo de atendimento, os atores envolvidos e os locais



array(4) { [0]=> string(79) "https://www.sbd.org.br/wp-content/uploads/2021/11/covid-noticias_545x381-2.jpeg" [1]=> int(545) [2]=> int(381) [3]=> bool(false) }

Uso de EPIs obrigatórios de acordo com o tipo de atendimento, os atores envolvidos e os locais

31 de março de 2020
covid-noticias_545x381-2.jpeg

Quando e onde utilizar um equipamento de proteção individual (EPI): essa é uma dúvida comum entre os pacientes, mas também junto aos médicos e demais profissionais da saúde. Para responder e dar uma orientação técnica precisa, a SBD encomendou a tradução de um quadro elaborado por especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o disponibilizou para consulta. O material indica de modo claro quais os tipos de EPIs obrigatórios, segundo o tipo de atendimento, os atores envolvidos e os locais.

Outro tópico de interesse dos médicos e profissionais são as recomendações sobre uso de máscaras. Nesse caso, a Anvisa orienta as indústrias de medicamentos, insumos farmacêuticos, produtos para a saúde, cosméticos e saneantes a fazer o uso racional de respiradores descartáveis e, quando possível, fazer a doação das unidades excedentes para serviços de saúde. A orientação está na Nota Técnica 02/2020 e é referente aos respiradores do tipo PFF2 (peças faciais filtrantes) ou superiores. A medida faz parte das ações de enfrentamento da pandemia internacional provocada pelo novo coronavírus (Covid-19).

TABELA DA OMS SOBRE USO DE EPIs
REGRAS PARA USO DE EPIs
MÁSCARAS: USO RACIONAL E DOAÇAO





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados