Seminário reúne especialistas para debater avanços da Cosmiatria



Seminário reúne especialistas para debater avanços da Cosmiatria

2 de maio de 2019
live-o-globo.jpeg

O GLOBO – As possibilidades de tratamentos estéticos para o envelhecimento saudável da pele e dos cabelos são variadas — lasers, radiofrequência, preenchedores, toxina botulínica, ultrassom e bioestimuladores, por exemplo. Todas, porém, têm um ponto em comum: precisam ser acompanhadas por dermatologistas. Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) mostram que vem aumentando o número de denúncias de exercício ilegal da medicina recebidas pelo órgão. De janeiro de 2017 até agora, a SBD registrou 830 representações em diferentes instâncias da Justiça e de órgãos de fiscalização em defesa do cumprimento da lei federal e da segurança dos pacientes. Se em 2017 foram registradas 351 ações, no ano passado o número subiu para 394. Só este ano já são 85 representações.

Para debater os novos desafios que se abrem com os avanços na área da beleza será realizado o Seminário Cosmiatria e Laser, beleza à luz da medicina, no dia 7 de maio, a partir das 9h, no Auditório do GLOBO. O encontro reunirá dermatologistas, psiquiatra, jornalistas, atrizes e representantes do Conselho Federal de Medicina e da Subsecretaria de Vigilância Sanitária para discutir novas tecnologias, ética, limites e riscos de tratamentos aplicados por profissionais não habilitados e em locais inadequados.

— Não são procedimentos simples e é isso que vamos debater e esclarecer no simpósio aberto ao público. Graças aos avanços tecnológicos, é possível envelhecer bem, e um dos papéis do dermatologista é contribuir para melhorar a autoestima do paciente com segurança e ética — diz Sérgio Palma, presidente da SBD.

O simpósio terá a mediação da Diretora de Redaçãoda Revista Ela, Marina Caruso. A abertura ficará por conta da jornalista Priscila Aguiar, que dará seu depoimento sobre como enfrentou uma complicação após uma aplicação de ácido hialurônico no nariz por um profissional não médico. Em seguida, os assuntos vão ser divididos em três mesas, com os seguintes temas: "Beleza e saúde da pele: dermatologia no centro da atenção", com a presença de Sergio Palma, presidente da SBD, e da atriz Luiza Brunet, entre outros especialistas; "A era dos injetáveis: habilitação e segurança dos procedimentos" e  "Tratamentos e cuidados dermatológicos: o futuro é agora".

O evento é gratuito, e o público poderá fazer perguntas e tirar dúvidas com os participantes sobre o que há de mais avançado na área da Cosmiatria. Veja a programação completa e se inscreva pelo site seminariocosmiatriaelaser.com.br . As vagas são limitadas. O auditório do jornal O GLOBO fica na Rua Marquês de Pombal 25, Cidade Nova.

 

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados