SBD participa de Fórum das Codames, do CFM, para debater a publicidade médica



SBD participa de Fórum das Codames, do CFM, para debater a publicidade médica

5 de dezembro de 2018
whatsapp-image-2018-12-05-at-190808.jpeg


O vice-presidente da SBD, Sérgio Palma; o corregedor do CFM e coordenador
da Câmara Técnica de Dermatologia, José Fernando Maia Vinagre; e o dermatologista Vicente Pacheco

O vice-presidente da SBD, Sérgio Palma, representou a entidade no Fórum Nacional da Codame (Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos) do Conselho Federal de Medicina (CFM), nesta quarta-feira (5/12), em Brasília. O encontro reuniu representantes das Comissões Regionais de todo o país para a discussão da fiscalização da publicidade médica, baseada nas resoluções CFM nº 1.974/11 e nº 2.126/15, que tratam da publicidade médica e caracterizam o que pode ser considerado sensacionalismo, autopromoção e concorrência desleal, e do uso das redes sociais.

A programação contemplou apresentações sobre a aplicabilidade das normas éticas pelos conselhos regionais e suas propostas e dificuldades para adequação das normas de publicidade médica frente aos avanços da comunicação. A coordenação da mesa ficou a cargo do coordenador do Departamento de Fiscalização do CFM, Emannuel Fortes.

Em sua fala, Palma ressaltou o papel institucional da SBD no esclarecimento do assunto, citando a publicação “Guia de Boas Práticas nas Redes Sociais”, desenvolvido pela SBD segundo os critérios definidos pelo CFM, para estimular a conduta ética e adequada do médico em sua relação com os pacientes e com a sociedade.

Comentou ainda sobre a massificação da propaganda na área estética por não médicos e da atuação do Departamento Jurídico da SBD na anulação das resoluções dos conselhos de fiscalização que invadem a área médica, bem como das denúncias do exercício ilegal da medicina por profissionais não médicos, sempre tendo como base as denúncias recebidas pelos associados. Também presente no encontro, o coordenador da Câmara Técnica de Dermatologia, José Fernando Maia Vinagre, enalteceu os bons resultados do trabalho realizado pela Diretoria da SBD em favor da dermatologia, dos médicos e da população.


As dermatologistas Adriana Botti e Elza Garcia; o vice-presidente da SBD,
Sérgio Palma; e o dermatologista Vicente Pacheco

 

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados