SBD Nacional orienta especialistas sobre o uso das mídias sociais



SBD Nacional orienta especialistas sobre o uso das mídias sociais

12 de abril de 2018
whatsapp-image-2018-04-12-at-133943.jpeg


Diretoria da SBD-MG recebe o vice-presidente da SBD, Sérgio Palma (último da dir. para a esq.), em segunda reunião científica do ano

A SBD-MG realizou no sábado (7/4) a segunda Reunião Científica de 2018 com a presença de especialistas e residentes. A programação contou com a apresentação e discussão de casos clínicos dos Serviços Credenciados da SBD em Minas Gerais, palestras sobre dermatologia clínica, além da mesa-redonda Mídias Sociais e a Ética Médica, com participação do vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Sérgio Palma, e do cirurgião plástico Cláudio Salum, coordenador da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) do CRM-MG. 

O assunto tem sido motivo de preocupação da Diretoria da SBD-MG, em função dos excessos cometidos por dermatologistas no ambiente virtual, principalmente nas redes sociais, como Facebook e Instagram. A SBD Nacional também está atenta a essa questão. Em sua apresentação, Sérgio Palma abordou as resoluções do CFM que regem a publicidade médica e deu exemplos reais do que está sendo postado nas mídias, buscando alertar sobre condutas antiéticas e como fazer o uso ético e responsável em diversos canais de comunicação com o público.

“O uso das redes sociais é uma forma importante de estreitar a relação médico/paciente. Esse espaço, porém, deve ser utilizado de maneira ética, responsável e positiva”, disse Sérgio Palma.

Segundo o especialista, o Código de Ética Médica está passando por revisão, mas as questões relacionadas à ética devem sofrer poucas mudanças.

Além de Sérgio Palma e Cláudio Salum, a discussão contou com a participação da presidente da SBD-MG, Ana Cláudia de Brito Soares, da diretora de mídia eletrônica, Maria de Fátima Borges, e da jornalista da SBD-MG, Ana Fazito. De acordo com a presidente Ana Cláudia, o principal objetivo do encontro foi mostrar aos mais jovens que é possível fazer marketing digital sem ferir a ética médica.

Palestras

Importante espaço de aprendizado para residentes, as Reuniões Científicas da SBD-MG iniciam com os residentes em dermatologia apresentando casos clínicos dos Serviços Credenciados do estado. Nessa edição, três Serviços de Belo Horizonte se apresentaram: Hospital Militar, com Rachel de Ávila Coelho e Luiz Fernando de Oliveira Santana; Hospital das Clínicas da UFMG, com Emília Santos Boaventura e Swethlana Calheiros Mendonça; e Santa Casa, com Guilherme Henrique Silveira Teixeira e Mônica Maria de Faria Pimenta.

Também foi ministrada a aula “Atualização no Tratamento de Ceratose Actínica”, do dermatologista Daniel Gontijo Ramos, seguida pela apresentação do dermatologista Antônio Guedes: “Doenças infecciosas nas imunodeficiências”. Finalizando as comunicações científicas, a dermatologista Dulcilea Ferraz Rodrigues falou sobre “Métodos auxiliares no diagnóstico das doenças do couro cabeludo”.

* Com informações da SBD-MG





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados