SBD Live coloca em debate o atendimento de casos de psoríase durante a pandemia de Covid-19



SBD Live coloca em debate o atendimento de casos de psoríase durante a pandemia de Covid-19

28 de maio de 2020
sbd-live-psoriase.jpeg

Diferentes fatores de risco podem levar à piora de pacientes com psoríase, como infecções, uso de medicações e situações de estresse. Assim, o tratamento dessa doença exige maior atenção no momento atual, em que o mundo atravessa uma pandemia de coronavírus. Preocupada com o tema, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove na próxima terça-feria (2/6), mais uma atividade online para oferecer informações aos especialistas que lidam com o assunto. 

A partir das 19h, ocorrerá a quarta edição da série SBD Live, uma interação promovida por meio de plataforma virtual durante a qual convidados apresentam informações atualizadas e respondem dúvidas de participantes. No encontro, o tema Covid-19: conduta e cuidados em pacientes de psoríase, será abordado por profissionais com trajetória reconhecida no trato dessa doença. Nesta edição, o encontro organizado pela SBD conta com o patrocínio da ABBVIE e o apoio da Manole.
 
Convidados – O primeiro palestrante será Ricardo Romiti, coordenador de ações para psoríase na SBD e coordenador do Ambulatório de Psoríase do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). Também participará da atividade a professora Renata Magalhães, chefe do Serviço de Dermatologia da FCM da Unicamp e coordenadora dos Ambulatórios de Psoríase e Biológicos do Hospital das Clínicas, em São Paulo. A mediação será do presidente da SBD, Sergio Palma. 

Juntos, eles abordarão questões como real risco de infecção em pacientes com psoríase e as condutas mais acertadas em relação a estes quadros. “Apesar de não existirem, até o momento, estudos científicos válidos que demonstrem a interrelação entre o coronavírus e a psoríase, o dermatologista deve se manter atualizado sobre os trabalhos em andamento. Além disso, a pandemia tem potencial para gerar estresse no convívio social e familiar, o que, certamente, tem impacto sobre a saúde dos pacientes”, afirmou Palma. 

Segundo ele, a SBD Live, na próxima semana, trará elementos importantes para a atuação dos especialistas em seus consultórios, especialmente no que se refere à manutenção e introdução de tratamentos convencionais e imunobiológicos em tempos de Covid-19. “Essa série é uma iniciativa da Gestão 2019-2020, com o objetivo de subsidiar nossos associados de elementos que lhes ofereçam maior segurança e condições de responder às demandas diárias”, ressaltou, ao lembrar que o projeto tem sido bem aceito pelos dermatologistas, com um bom índice de participação.  

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados