SBD apoia o 8º Simpósio Brasileiro de Hansenologia



SBD apoia o 8º Simpósio Brasileiro de Hansenologia

29 de julho de 2015

A Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) reúne especialistas no 8° Simpósio Brasileiro de Hansenologia para discussão de ações que visam o diagnóstico precoce e/ou oportuno da hanseníase. O evento ocorrerá de 30 de outubro a 2 de novembro no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

O presidente da SBH e dermatologista da SBD, Marco Andrey Cipriani Frade, alerta para o contínuo e elevado número de novos casos detectados – são mais de 30 mil ao ano.

“A heterogeneidade desses índices dentre as regiões do país e o número de crianças menores de 15 anos com a doença são indicadores que nos colocam em alerta quanto à realidade endêmica no Brasil”, explica.

Segundo a SBH, é grande a dificuldade de diagnosticar a doença, baseado essencialmente na clínica, o que deixa inseguros os profissionais do campo. Estes enfrentam problemas como ausência de testes diagnósticos capazes de identificar as formas paucibacilares da doença (que apresentam poucos bacilos), a dificuldade de estabelecimento das alterações cutâneo-neurológicas da sensibilidade, disfunções do sistema nervoso autônomo (disautonomias) e alterações da força muscular. Por isso, a SBH defende o treinamento contínuo dos profissionais.

Curso pré-simpósio

O simpósio oferecerá um curso pré-congresso de capacitação dirigido a agentes comunitários de saúde (ACS) e ministrado pelos dermatologistas Egon Luiz Rodrigues Daxbacher, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Kedman Trindade Mello, responsável pela Gerência de Dermatologia Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, e Maurício Lisboa Nobre, da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte.

O objetivo é orientar os agentes sobre como suspeitar de lesões relacionadas com hanseníase durante as visitas domiciliares, encaminhando esses indivíduos à unidade de saúde para o diagnóstico e tratamento.

Outras informações podem ser obtidas no site www.sbhansenologia.org.br.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados