Rotina da pele – Os procedimentos para cuidar do rosto antes e depois dos treinos



Rotina da pele – Os procedimentos para cuidar do rosto antes e depois dos treinos

25 de maio de 2011

A limpeza e proteção da pele são importantes em todas as situações, independente da prática de esportes ou não. Além dos cuidados básicos, as corredoras ainda acrescentam à rotina de obrigações os procedimentos que devem ser feitos antes e depois dos treinos – sobretudo nos dias mais frios. Por isso, a W Run preparou um guia prático para as esportistas que buscam mais informações sobre como tratar a pele e minimizar os impactos da prática de exercícios ao ar livre:

PARA CORRER DE MANHÃ: LAVAR, HIDRATAR E PROTEGER – Antes do treino, o ideal é lavar o rosto com um sabonete neutro ou específico ao seu tipo de pele. Isso porque os produtos que foram aplicados à noite devem ser removidos. Em contato com o sol, eles podem manchar ou arder. A seguir, é necessário aplicar um hidratante e, somente depois, um protetor solar com alto FPS (no mínimo 30) e proteção UVA – de preferência com resistência à água e ao suor.

Há também alguns produtos que associam o hidratante com o filtro solar. Recomenda-se que aqueles que contenham vitaminas e antioxidantes sejam os escolhidos. Depois de correr, lave a pele novamente e hidrate com fotoproteção.

PARA CORRER À NOITE: LAVAR E HIDRATAR – Nesse período os cuidados com a limpeza também são importantes. É preciso, antes de tudo, tirar a maquiagem do dia e lavar o rosto com um sabonete específico. O uso do protetor solar é dispensável, mas não abra mão de um hidratante com propriedades antioxidantes.

Depois do treino, o ideal é lavar bem o rosto e, se tiver pele mais oleosa, utilizar produtos com ácido salicílico. O hidratante vem logo em seguida, e as corredoras com a pele seca devem optar por produtos mais pesados, enquanto o indicado para as com pele oleosa são os mais leves, com absorção rápida. Quem realiza tratamentos dermatológicos para rejuvenescer ou clarear a pele deve tomar mais cuidado e conversar com especialistas, porque eles normalmente são aplicados nesse horário.

DESCUBRA O SEU TIPO DE PELE – A dermatologista Denise Steiner elencou as principais características de cada tipo de pele para você descobrir qual é o seu:

> NORMAL: Se caracteriza por uma superfície lisa e aveludada, com brilho normal e poros praticamente imperceptíveis. Crianças costumam ter esse tipo de pele.

> OLEOSA: Produz óleo excessivamente, o que confere mais brilho e provoca a abertura dos poros principalmente na zona central (testa, nariz e queixo). Em geral, tolera melhor as agressões e envelhece mais lentamente. Também é mais suscetível à seborréia e à …





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados