Repelente ou filtro solar?



Repelente ou filtro solar?

7 de fevereiro de 2011

Em tempos de sol forte e muitos mosquitos, os pais ficam em dúvida sobre o que devem fazer para proteger os filhos. Saiba como usar os dois produtos corretamente

Durante o verão, o excesso de exposição ao sol, o calor e a falta de hidratação são perigos recorrentes quando o assunto é criança. Porém, outras preocupações ainda povoam a cabeça dos pais, já que a estação quente também concentra maior ocorrência de casos de dengue. Especialistas alertam que não basta só proteger os pequenos do sol: repelente de insetos também é item de uso essencial no verão.

Mas será que usar repelente e filtro solar ao mesmo tempo faz mal? Não, afirma o diretor da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Carlos Barcaui. Segundo ele, os pequenos podem e devem estar protegidos contra os danos do sol e os insetos simultaneamente. Filtro solar e repelente podem ser usados um sobre o outro, sem importar qual é aplicado primeiro.

INTERVALO DE 15 MINUTOS

“Não há problema em passar os dois produtos juntos, mas o ideal é dar um intervalo de 15 minutos entre um e outro, para que o primeiro seja absorvido pela pele. E o fato de misturar as substâncias, não causa alergia”, explica .

Integrante do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Marcos do Lago lembra que crianças e jovens fazem parte do grupo que está mais suscetível a contrair a dengue. “Pela pouca idade, muitos não tiveram contato com o tipo 1 da doença, que voltou a circular no Brasil. Para que fiquem menos vulneráveis, é importante protegê-los do Aedes aegypti, transmissor da doença, com repelente. E sempre tomar medidas para minimizar o número de criadouros de mosquitos”, afirma o especialista.

ORIENTAÇÕES

ATÉ 6 MESES DE IDADE
O ideal é usar somente protetor de barreira contra insetos, como mosquiteiros e cortinados.

6 MESES A 2 ANOS
O uso do repelente é permitido, junto com a proteção de barreira. Deve-se passar o produto apenas nas costas e pernas, para que o pequeno não suje a mão com repelente e a leve à boca.

ACIMA DE 2 ANOS
Já se pode usar repelente no corpo todo.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados