Pele do rosto – delicada como pétala



Pele do rosto – delicada como pétala

22 de maio de 2010

Sabonetes específicos são um cuidado a mais para a higienização e a beleza da pele do rosto, que é naturalmente mais frágilCremes, máscaras de tratamento intensivo e maquiagem são itens corriqueiros na nécessaire feminina. Entretanto, antes de hidratar, tratar ou enfeitar, é preciso observar um cuidado mais básico e, por isso mesmo, frequentemente negligenciado: a escolha de um sabonete facial adequado à pele. Mais delicada que a de outras partes do corpo, a pele do rosto precisa de cuidados especiais.

Antes de pensar em aplicar qualquer produto – hidratante, maquiagem ou até mesmo protetor solar –, é importante preparar a epiderme para que ela não perca o viço.

– Durante o dia, a pele acumula sujeira e células mortas, que devem ser removidas – explica o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Distrito Federal, Gilvan Alves.

O acúmulo desses resíduos e o excesso de secreção sebácea são os responsáveis pelos indesejáveis pontinhos pretos no rosto, os cravos.

Para se ver livre deles, nada melhor que uma lavagem completa. Mas qual a diferença entre um sabonete facial e a versão tradicional, para qualquer parte do corpo?

– Com menos substâncias que podem causar irritação nos olhos, os sabonetes para o rosto não são tão cáusticos – ensina Alves.

Além de não agredirem tanto, alguns ajudam a resolver problemas de pele. Para os mais jovens, que tendem a ter a epiderme mais oleosa, sabonetes com um grande poder de remoção de gordura ajudam a prevenir e a tratar acne e cravos. Acima dos 60 anos, a pele fica mais seca: é chegada a hora de investir em sabonetes com creme hidratante na fórmula.

– Se, mesmo com sabonetes específicos, a oleosidade não melhorar, é preciso procurar um médico para complementar o tratamento com medicamentos – enfatiza o dermatologista.

Segundo a esteticista Maria Nelina Medeiros, fazer uma trouxinha de algodão e gaze também pode ser um aliado para manter a pele limpa.

– Higienizar o rosto com sabonete facial e usar as loções tônicas para umedecer o algodão é o mais recomendado – complementa.

A técnica evita eventuais alergias e resseca menos do que lenços umedecidos.

– É raro desenvolver alergias com sabonetes faciais, porque eles têm poucos agentes alergênicos – diz.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados