Novo episódio do SBDcast aborda o Consenso Brasileiro de Psoríase 2020



Novo episódio do SBDcast aborda o Consenso Brasileiro de Psoríase 2020

21 de abril de 2021
noticiasbdcast21-04.jpg

A atualização do Consenso Brasileiro de Psoríase, que contou com a participação de mais de 60 especialistas, é debatida no episódio do SBDcast, lançado na quarta-feira (21). O programa, que está disponível na área exclusiva do associado no portal ou no aplicativo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), traz como convidado o coordenador nacional da Campanha de Psoríase da SBD e médico do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), André Carvalho. A moderação é do vice-presidente da SBD, Heitor Gonçalves.

OUÇA O SBDCAST SOBRE PSORÍASE

Conforme ressalta André Carvalho, o Consenso da SBD exerce um papel importante, sobretudo por incluir a nova classificação de gravidade da psoríase, auxiliando enormemente os dermatologistas na escolha do tratamento mais adequado para a condução da doença.
“Na publicação é possível encontrar informações relevantes a respeito de todos os tratamentos atualmente disponíveis, seja para a psoríase leve – que pode ser tratada com medicação tópica – quanto para a psoríase grave, para a qual há indicação de terapia sistêmica”, adianta.

ACESSE O CONSENSO BRASILEIRO DE PSORÍASE

Além disso, segundo complementa o especialista, é fundamental colher uma história médica pessoal e familiar do paciente, para avaliar comorbidades que podem influir na escolha terapêutica, tais como doenças vasculares, doença inflamatória intestinal, tuberculose, neoplasias, entre outras. 

Covid-19 – Dentre outros temas, o convidado da edição falou ainda sobre a prevenção ao novo coronavírus em pessoas com psoríase. Segundo ressaltou, os pacientes podem ser vacinados, independentemente do tratamento que estejam fazendo para psoríase, mesmo com o uso de biológicos. “Nestes casos específicos, somente se contraindica a realização de vacinas com vírus vivo e, até esse momento, no Brasil, as vacinas disponíveis para a covid-19 não contém o vírus vivo”, esclarece.

Lançado em fevereiro deste ano como um novo canal de conhecimento, ciência e informação da entidade, o SBDcast é uma iniciativa criada pela Gestão 2021-2022 que traz exposições sobre assuntos de interesse para a dermatologia e vai ao ar, semanalmente, todas as quartas-feiras, exclusivamente para os associados.

 

 

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados