Manchas roxas nas mãos têm relação com a idade



Manchas roxas nas mãos têm relação com a idade

7 de agosto de 2019
silvio-santos.png

Jornal Extra – RJ – 07/08/2019

 As manchas nos mãos de Silvio Santos charnaram atenção da plateia e dos telespectadores de seu programa. O apresentador fez aquestáo de dizer que as marcas arroxeadas apareciam e sumiam, e que seu médico o explicou que elas surgem por conta da idade. O empresário tern 88 anos. Os dois fatores são os principais sintomas da púrpura senil. 

"São hematomas causadas pelo extravasamento sanguíneo. Com o processo de envelhecimento, nossa pele fica muito fina por causa da perda de colágeno, assim como as paredes dos vasos sanguíneos. Portanto, qualquer trauma, por menor que seja, pode provocar o rompimento desses vasos sanguíneos e o aparecimento das manchas vermelho-arroxeada", explica a dermatologista Ana Carolina Sumam.

As manchas somem porque o sangue é reabsorvido pelo organismo, como ocorre com qualquer hematoma. Quanto mais idosa for a pessoa, maior a chance de as manchas surgirem. 

"Outro fator que aumenta o risco da púrpura senil é o uso de medicamentos como os anticoagulantes (indicados a pessoas que já sofreram AVC, enfarte ou formação de trombos) que deixam o sangue mais fluido e dificulta a coagulação. Os corticoides também aumentam a fragilidade das artérias, facilitando as sangramentos", detalha Luiz Gameiro, coordenador do Departamento de Dermatologia Geriátrica da Sociedade Brasileira de Dermatologia. De acordo com Gameiro, as manchas não são preocupantes para a saúde afetam apenas a questão estética.

Mas é preciso tomar cuidado para não machucar a região onde está o hematoma, pois ferida tem risco de infecção e pode ser um problema a mais para diabéticos. 

 

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados