No Janeiro Roxo, a SBD promove superlive para atualizar médicos sobre diagnóstico e tratamento de hanseníase



No Janeiro Roxo, a SBD promove superlive para atualizar médicos sobre diagnóstico e tratamento de hanseníase

18 de janeiro de 2021
noticialive-janeiroroxo.jpg

Como parte das atividades em celebração ao Janeiro Roxo, mês dedicado à conscientização sobre a hanseníase, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove na quarta-feira (22), das 9h às 12h, uma live para atualizar associados e médicos de outras especialidades a respeito do manejo da doença. Com sete palestrantes e três horas de duração estimadas, será um momento de aprofundamento sobre diferentes temas relacionados à doença.

O encontro online será transmitido por meio do canal da SBD no YouTube. Foram convidados para ministrar as exposições: o vice-presidente da SBD, Heitor de Sá Gonçalves; o coordenador do Departamento de Doenças Infecciosas da SBD, Egon Daxbacher; a professora Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ), Maria Leide Wand del Rey de Oliveira; e os integrantes do Departamento de Hanseníase da SBD, Sandra Durães (coordenadora), Araci Pontes, Lúcia Diniz e Maurício Lisboa Nobre.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR À LIVE

No centro dos debates, estarão: “Novos métodos diagnósticos”, “Evidências da poliquimioterapia (PQT) ”, “Tratamento com esquema uniforme de multidrogas (UMDT) ”, “Efeitos adversos da PQT”, “Quadro clínico dos estados reacionais”, “Tratamento dos estados reacionais” e “Quimioprofilaxia: prós e contras”.
Hanseníase – Conforme salienta a coordenadora do Departamento de Hanseníase da SBD, Sandra Durães, anualmente são detectados cerca de 30 mil novos casos de hanseníase no Brasil. O índice coloca o País em segundo lugar no mundo em relação a números de registros, perdendo apenas para a Índia. A doença, considerada negligenciada, acomete principalmente as camadas socioeconômicas mais vulneráveis da população.

“É uma situação preocupante, cujo enfrentamento depende, de um lado, do aperfeiçoamento e da plena de ações governamentais, e, do outro, do olhar atento da população e dos profissionais de saúde para o problema. Por isso, convidamos os dermatologistas brasileiros a acompanharem o nosso encontro online no dia 22”, frisou.

Prioridades – A atividade do dia 22 será a primeira do tipo organizada pela Gestão 2021-2022 da SBD. De acordo com o vice-presidente Heitor de Sá Gonçalves, a implementação de políticas públicas que garantam assistência de qualidade na área da dermatologia configura uma das prioridades do atual grupo diretor. “Pretendemos acompanhar de perto essas questões, atuando junto aos tomadores de decisões, no Governo e no Congresso, e também oferecendo acesso à capacitação aos nossos associados”, disse.

Para o presidente da SBD, Mauro Enokihara, no período que acaba de se iniciar, a entidade atuará de forma intensa em defesa dos interesses dos dermatologistas e da população. Segundo ele, a “Sociedade de Dermatologia buscará estimular a qualificação dos especialistas para o atendimento dos brasileiros, mas, ao mesmo tempo, lutará para que profissionais e pacientes contem com boas condições de trabalho e de atendimento”.

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados