No Dia do Dermatologista, a SBD presenteia associados com bate-papo entre Mario Sérgio Cortella e João Vicente de Castro



No Dia do Dermatologista, a SBD presenteia associados com bate-papo entre Mario Sérgio Cortella e João Vicente de Castro

23 de março de 2021
dia-do-dermatologista---cortella-e-joao-vicente-2.png

Ações institucionais

Para comemorar o Dia do Dermatologista (5 de fevereiro), a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) presenteou seus associados com um evento exclusivo no intuito de debater "A comunicação e a ética nos tempos atuais". O encontro online, transmitido pelo canal da entidade no YouTube, na noite de sexta-feira (5), contou com a participação do filósofo e professor Mário Sergio Cortella e do ator e apresentador de TV João Vicente de Castro.

Na abertura, o presidente da SBD, Mauro Enokihara, parabenizou os dermatologistas brasileiros pela data, assim como ressaltou a importância da SBD para o fortalecimento da especialidade. De acordo com ele, ao longo do tempo, a entidade tem atuado incessantemente para promover a pesquisa científica no País, a alta qualidade na formação dos especialistas, além da defesa do ato dermatológico e da melhoria das condições de atendimentos dos pacientes.

“Esse trabalho realizado não seria possível sem os mais de 10,2 mil associados, que também demonstram na sua rotina o compromisso com o bem-estar e a saúde dos brasileiros. Sei das dificuldades que afligem nossa especialidade, no entanto, reafirmo a crença num futuro melhor, pois a história prova que podemos mudar realidades desfavoráveis, por meio da nossa determinação e da união de forças”, afirmou.

Convidados – Na sequência, os dois convidados especiais da noite iniciaram o bate-papo sobre diversos tópicos relacionados aos princípios fundamentais da comunicação com qualidade e respeito à dignidade humana. O filósofo Mario Sérgio Cortella introduziu o debate, apresentando a definição clássica de ética e discorrendo sobre a essência das normas e valores que orientam o comportamento dos homens dentro do convívio social.

“Um dos pontos primordiais é diferenciar ética de cosmética”, brincou o professor Cortella. “Os princípios que cada indivíduo utiliza para definir aquilo que deve ou não fazer representam o que é a ética, ou seja, ela orienta as nossas ações na vida. Por outro lado, a comunicação é o elemento que cria conexão entre as pessoas. Nesse sentido, fazer comunicação com ética significa ter por intenção informar para prover boas escolhas ao nosso interlocutor e nunca enganar ou suprimir a verdade no intuito de obter interesses escusos”, disse.

Na ocasião, também foram suscitadas outras relevantes reflexões filosóficas a cerca dos limites da liberdade de expressão, de erros comuns verificadas na comunicação, dos perigos do mundo digital, da vaidade nas redes sociais, e mais.

Durante o evento, ocorreu ainda uma apresentação do Overdriver Duo, dupla musical formada por Fabi Terada e Evandro Tiburski, de Novo Hamburgo (RS). Com mais de 5 milhões de seguidores nas redes e 3,8 bilhões de visualizações de seus vídeos, o grupo trouxe um repertório repleto de sucessos.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados