Na quinta-feira (26), SBD lança curso gratuito sobre telemedicina e responsabilidade digital



Na quinta-feira (26), SBD lança curso gratuito sobre telemedicina e responsabilidade digital

25 de novembro de 2020
noticiacursotelemedicina.jpg

Familiarizar os dermatologistas a respeito dos tópicos centrais da telemedicina a fim de aprimorar a qualidade do atendimento à distância ofertado aos pacientes brasileiros. Esse é o objetivo do 1º Curso de Telemedicina e Responsabilidade Digital, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cujo lançamento acontecerá na próxima quinta-feira (26), às 19h30, com um webinar especial, transmitido por meio do portal da entidade.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO CURSO: AS VAGAS SÃO LIMITADAS

“As discussões serão conduzidas em quatro webinares – nos dias 26 de novembro e 3, 12 e 21 de dezembro. A participação no primeiro e último encontros é obrigatória. Ao final, serão mais de 11 horas de carga programática, que poderão ser assistidas a qualquer momento de acordo com a disponibilidade do aluno, no portal da SBD”, esclareceu o vice-presidente da SBD, Mauro Yoshiaki Enokihara, um dos incentivadores da iniciativa.

Assistência digital – De acordo com o coordenador da atividade, professor Chao Lung Wen, da Universidade de São Paulo (USP), considerado um dos maiores especialistas nesse assunto no país, é fundamental que os dermatologistas sejam capacitados para transformar a telemedicina numa ferramenta de assistência efetiva, com alta qualidade, impedindo assim a banalização de sua utilização.

Segundo ele, a iniciativa que é totalmente gratuita para os associados da SBD, representa o primeiro passo para a futura construção do Manual de Boas Práticas em Telemedicina para os dermatologistas.

“Nossa expectativa é qualificar o maior número de especialistas, apresentando todos os fundamentos éticos e jurídicos implicados nessa nova modalidade de assistência médica. A partir dessa discussão conjunta, poderemos formar grupos para elaborar normas de boas práticas de teleatendimento, conforme já indicado pelo Conselho Federal de Medicina”, disse.

Chao Wen ressalta que “teleatendimento não é sinônimo de videochamada. Entender o uso desse instrumento, especialmente na dermatologia, é imprescindível para aprimorarmos nossa atuação profissional”. Na sua opinião, existem inúmeros cuidados técnicos que precisam ser observados para resguardar tanto o médico quanto o paciente. 

Dissertações – Dentre os assuntos que estarão em pauta no curso, constam dissertações detalhadas sobre cada um dos tipos de serviço previstos em telemedicina, além de debates atualizados a respeito da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Lei nº 13.709/2018, com foco em segurança digital.
No total, o conteúdo abrangerá 14 temas, como ética nas redes sociais; critérios para escolha de plataformas tecnológicas; certificados digitais, prontuários eletrônicos e prescrição eletrônica; normas e compliance institucionais em telemedicina e como elaborar TCLE e TCI; e mais.

“Os alunos assistirão ao conteúdo pré-gravado na hora e local mais adequado à sua rotina. Após, utilizando uma metodologia ativa de ensino, poderão expor suas dúvidas ou votar naquelas que deverão ser esclarecidas durante os webinares ao vivo. A intenção da SBD é que a iniciativa leve conhecimento atual, de forma bastante didática a todos”, ressaltou o presidente da SBD, Sérgio Palma.

Confira abaixo o temário completo do curso:

1. Histórico e fundamentos da telemedicina
2. Ética – fotografia digital
3. Ética – redes sociais
4. Segurança digital e HIPAA
5. Segurança: nuvens públicas, nuvens corporativas
6. Ética: porque WhatsApp e telefone não são recursos para teleconsulta?
7. Critérios para escolha de plataformas tecnológicas
8. Certificados digitais, prontuários eletrônicos e prescrição eletrônica
9. Telemedicina: leis, portarias, resoluções e normas técnicas
10. Tipos de serviços assistenciais em telemedicina
11. Telepropedêutica
12. Media training digital em saúde para teleassistência
13. Normas e compliance institucionais em telemedicina e como elaborar TCLE e TCI
14. Pilares da teleconsulta médica

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados