Mutirão de combate ao câncer de pele será realizado na Policlínica do HU



Mutirão de combate ao câncer de pele será realizado na Policlínica do HU

28 de novembro de 2019
diadeatendimento2dez.jpg

O Dezembro Laranja é uma campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para estimular a prevenção e o combate ao câncer de pele. Desde 2016, o Hospital Universitário apoia a causa e colabora com a realização de um mutirão de consultas ambulatoriais gratuitas para pacientes com suspeita da doença.

O mutirão acontecerá, este ano, no dia 07 de dezembro, das 9h às 15h, na Policlínica do HU, localizada na rua André V. de Negreiros, s/n, bairro Maria Auxiliadora, Petrolina-PE. As pessoas que tiveram algum tipo de lesão ou mancha suspeita na pele poderão comparecer para passar pela avaliação dos profissionais. Não é necessário marcar antecipadamente a consulta.

O evento vem sendo organizado pela médica dermatologista do HU, Paulyane Ramos, e contará com a colaboração de outros dermatologistas e residentes, além de estudantes de medicina da Univasf. Todos trabalharão de forma voluntária.

No ano de 2018, 254 pessoas foram atendidas, destas, 14,9% apresentaram a doença. A maioria dos pacientes (66,14) afirmou que costuma se expor à luz solar sem proteção.

“O melanoma costuma se manifestar através de manchas ou pintas, com bordas irregulares, que mudam de cor ou tamanho e que podem sangrar. Já em relação aos outros tipos câncer de pele, são sempre lesões que não cicatrizam, muito mais comuns na face. De repente, surge aquela lesão que começa a sangrar espontaneamente. Quem apresentar sinais com essas características deve procurar um médico. ”, explicou Paulyane Ramos.

Fonte: Diário da Região – PE





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados