IV Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas, da 27ª Jornada Sul-brasileira de Dermatologia e da 44ª Jornada Gaúcha de Dermatologia, traz programação científica diversa e atual



IV Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas, da 27ª Jornada Sul-brasileira de Dermatologia e da 44ª Jornada Gaúcha de Dermatologia, traz programação científica diversa e atual

6 de dezembro de 2019
logo-iv-simposio-cabelos-e-unhas-2019-01-01-01.jpg

JSBD – Ano 23 – N.05

Mais de mil especialistas participaram do IV Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas, dentro da 27ª Jornada Sul-brasileira de Dermatologia e da 44ª Jornada Gaúcha de Dermatologia, realizadas de 31 de outubro a 2 de novembro, em Gramado (RS). Na fala de abertura, o presidente da SBD, Sérgio Palma, fez um resumo das ações da SBD no combate à invasão da especialidade por profissionais não médicos.

“Nossa Sociedade está presente de diversas formas como, por exemplo, na Frente Parlamentar na Câmara dos Deputados, no Senado Federal, no Ministério Público e no Ministério da Saúde. São mais de 80 projetos de lei que tramitam em defesa da medicina. Importante destacar ainda o apoio recebido pelas regionais, como acontece nos três estados do Sul do Brasil – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”.

Também participaram da abertura o coordenador do Departamento de Cabelos da SBD, Leonardo Spagnol Abraham, a representante da 27ª Jornada Sul-brasileira de Dermatologia e da 44ª Jornada Gaúcha de Dermatologia, Taciana Dal´Forno Dini, e os presidentes das Regionais Anarosa Sprenger (PR) e Rafael Lenzi (SC).

O presidente da SBD agradeceu a parceria com a Regional Rio Grande do Sul, presidida pela dermatologista Taciana Dal’Forno Dini, bem como a qualidade científica e a estrutura do local que recebeu o evento. “Foram três dias de aprendizado e troca de experiências na área da dermatologia. Ressalto o embasamento científico que tivemos. Há sempre muita inovação e tecnologia, mas trouxemos essa visão com uma abordagem baseada em evidências. Aqui temos um ambiente acadêmico de formação que traz suporte ao médico em benefício dos pacientes”, comentou.

Debates e cursos
Tecnologias para o rejuvenescimento facial e o uso combinado de preenchedores e bioestimuladores na face; queda de cabelos em negros e terapias emergentes; tricoscopia; unhas em porcelana, gel e acrílico; terbinafina oral no tratamento da tinha ungueal; e câncer da pele (tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos) foram alguns temas abordados no primeiro dia do evento, que ainda contou com as participações internacionais de Alessandra Anzai (EUA) e Eckart Haneke (Ale), e de renomados especialistas de todo o nosso país.

Assuntos envolvendo a defesa profissional, aspectos éticos e de marketing também fizeram parte da programação, além dos cursos pré-congresso. Os de tricoscopia nas alopecias cicatriciais e a aplicação em alopecias não cicatriciais foram ministrados pelas assessoras do Departamento Científico de Cabelos e Unhas, Bruna Duque-Estrada e Giselle Martins Pinto, respectivamente. A anatomia aplicada aos procedimentos injetáveis e o uso da toxina botulínica na melhora do contorno facial foram abordados pela coordenadora do Departamento de Cosmiatria, Alessandra Ribeiro Romiti. E o assessor do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da SBD André Avelino Costa Beber falou sobre atualização em vacinas.

Além de Sérgio Palma, estiveram presentes no evento outros três membros da Diretoria Nacional da SBD: Mauro Yoshiaki Enokihara (vice-presidente), Cláudia Carvalho Alcântara Gomes (secretária-geral) e Egon Luiz Rodrigues Daxbacher (tesoureiro).

Homenagem
A dermatologista Dóris Maria Hexsel (RS) recebeu homenagem da SBD e da SBD-RS durante o encontro. A médica é a primeira latino-americana a presidir a Sociedade Internacional de Cirurgia Dermatológica, com sede na Alemanha, que congrega médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos de mais de 40 países.

Com informações da assessoria de imprensa SBD-RS





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados