Inscrições online até 22/10: III Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas da SBD



Inscrições online até 22/10: III Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas da SBD

19 de outubro de 2018
cabeloseunhasnoticiassite.jpg

De 1º a 3 de novembro, a SBD-Nacional realizará o III Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas, em Brasília. Além de palestrantes brasileiros, o encontro contará com a participação de três convidados estrangeiros: Antonella Tosti, dos Estados Unidos, especialista em cabelos e unhas; Eckart Haneke, da Alemanha, expert em unhas; e Sergio Vañó Galván, da Espanha, que atua na área de cabelos, para a discussão de tópicos clínicos fundamentais, incluindo as novas terapêuticas.

A programação científica abordará temas recentes, como o que há de novo nas dermatoses comuns (entre elas, as onicomicoses), a onicoderme (tecido encontrado apenas nas unhas) e as várias formas de queda de cabelo. Também haverá dois blocos de rotina: como abordar as doenças das unhas no consultório e as alopeciais cicatriciais no dia a dia da clínica, que são desafios para o dermatologista.

“Gostaria de destacar a presença da Dra. Antonela Tosti, professora titular da Universidade de Miami (EUA) e referência mundial em dermatologia capilar, dermatoscopia e tratamento das desordens do cabelo e do couro cabeludo. Ela vai ministrar o curso de tricoscopia e compartilhar as novidades em alopecia androgenética e tratamento de lí-quen plano pilar e lúpus discoide. Também ressalto a presença do dermatologista espanhol Dr. Sergio Vaño-Galván, que, em sua primeira participação em eventos científicos no Brasil, contará sua experiência sobre a nova visão para a classificação da alopecia fibrosante frontal e da foliculite decalvante”, pontua a coordenadora do Departamento de Cabelos e Unhas, Bruna Duque-Estrada.

No inédito bloco “Brasil em Ascensão” serão apre-sentadas pesquisas relevantes realizadas no Brasil nos últimos anos, como “Couro cabeludo vermelho: rosácea extrafacial”, “A relevância do selênio nas alopecias”, “Triamcinolona intralesional na CCCA”, entre outros.

“É a primeira vez que teremos um bloco dedicado a pesquisas nesse congresso. O que me deixa feliz e orgulhosa é que o Brasil vem se mostrando solo fértil em pesquisa clínica em doenças do cabelo, o que pode ajudar bastante na elucidação de várias delas. Acredito que os próximos dez anos serão de grande relevância na forma como vemos e tratamos as doenças de cabelos e unhas”, considera a dermatologista, lembrando que a sessão Hot Topics trará assuntos de maior relevância no tratamento das alopecias, como “Drug delivery e microagulhamento na alopecia androgenética” e o “Estudo comparativo multicêntrico da alopecia frontal fi-brosante no Brasil”.

Já na grade de unhas, o destaque será dos temas da onicologia, como os tumores ungueais, além da onicocriptose e questões mais recentes sobre a onicomicose. Temas da rotina de consultório também fazem parte do programa, como verrugas, melanoníquia, cisto mixoide e uma nova ferramenta de diagnóstico, que é o dermatoscópio para le-sões nas unhas, a ser abordada pela Prof. Antonella. A coordenadora do Departamento de Cabelos e Unhas da SBD, Robertha Nakamura, chama a atenção para a programação do última dia (3), composta por Sessão Interativa e Hot Topics.

“Esses blocos são interessantes porque no primeiro, além de apresentação dos casos, os especialistas conversam com o auditório sobre doenças de difícil tratamento e recidiva, como psoríase, líquen plano ungueal, retroníquea e melanoma, que é doença que acomete a unha e pode matar. E no segundo teremos aulas rápidas abordando a experiência de cada médico, incluindo os estrangeiros, sobre assuntos mais palpitantes.”

Destaque nesse dia para a presença do gerente de Cosméticos da Anvisa, João Tavares Neto, que ministrará palestra sobre legislação vigente dos alisantes, voltada para médicos dermatologistas.

CURSOS PRÉ-SIMPÓSIO
Serão compostos por temas predominantemente práticos em vídeo, abrangendo diagnóstico, terapêutica e técnicas importantes para o tratamen-to de cabelos e unhas. No curso de cirurgia da unha, um grupo de cirurgiões fará uma demonstração das diversas técnicas cirúrgicas de tratamento das afecções ungueais.

Já no curso de cosmiatria de cabelos e unhas, serão apresentados e discutidos os hábitos de embelezamento, incluindo informações técnicas de cosméticos utilizados e doenças associadas.

As inscrições online estão abertas até o dia 22 de outubro. Acesse e confira a programação completa do evento, que conta com o apoio da SBD-DF.

* Matéria originalmente publicada na edição de julho/agosto do JSBD





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados