Homenagens e emoção marcam abertura do 74º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (DermatoRio 2019)



Homenagens e emoção marcam abertura do 74º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (DermatoRio 2019)

12 de setembro de 2019
dermatorio-1-dia9.png

A continuidade do trabalho empreendido ao longo dos anos por diferentes diretorias em prol da dermatologia, especialmente por meio da integralidade dos cuidados com a pele, unhas e cabelos, foi um dos principais pontos celebrados pelo presidente da Sociedade Brasileira de dermatologia (SBD), Sérgio Palma, durante a solenidade de abertura do 74º Congresso da Sociedade SBD, o DermatoRio2019, na noite desta quarta-feira (11/9). “Todas as ações promovidas pela atual gestão da entidade são resultado de uma colaboração coletiva, construída de modo progressivo pelos gestores que já conduziram a instituição”, destacou.

Segundo o presidente (foto), o grande encontro anual dos dermatologistas brasileiros será marcado pelo congraçamento, confraternização e, sobretudo, muito aprendizado. “Com a realização do 74º Congresso, o intuito da SBD é reforçar seu compromisso com a formação dos dermatologistas que atuam nas esferas pública e privada, fornecendo subsídios para fortalecer a prática clínica e as diferentes áreas de atuação da especialidade, além de promover o envolvimento dos médicos mais jovens em procedimentos complexos".

Com o auditório do Windsor Barra, no Rio de Janeitro (RJ), repleto de congressistas, a solenidade de abertura também foi palco para homenagens e agradecimentos à Comissão Organizadora do DermatoRio2019, além de notáveis da especialidade. A cerimônia contou ainda com a participação especial da Orquestra Maré do Amanhã, formada por jovens da comunidade da Maré, que conduziram clássicos da música popular brasileira.

Além do presidente da SBD, participaram da mesa inaugural integrantes da Diretoria da SBD Nacional, o presidente do Congresso, Marcio Serra, e a representante da Associação Médica Brasileira (AMB), Débora Cavalcanti.

Homenagens – O presidente do 74º Congresso, Marcio Soares Serra, foi o responsável por conduzir as homenagens, com a entrega de placas ao presidente de honra do evento, José Alvimar Ferreira; e às professoras Márcia Ramos-e-Silva e Luna Azulay. Além disso, também foi homenageado in memorian o patrono do evento, Antar Padilha Gonçalves.


Luna Azulay e Marcio Serra


Marcia Ramos-e-Silva e Marcio Serra

"Quando penso na representação de referências da profissão, são estes os nomes que me veem à cabeça. Além de médicos excepcionais, eles são responsáveis por auxiliar centenas de dermatologistas em seus primeiros passos, incentivando e demonstrando o lado mais belo da especialidade. É uma honra poder demonstrar nossa gratidão àqueles que tanto contribuíram para que todos nós chagássemos aqui", disse Marcio Serra.

Defesa profissional – Na ocasião, a diretora de assuntos parlamentares da Associação Médica Brasileira (AMB), Débora Cavalcanti (foto acima), salientou o relevante trabalho conduzido pela atual Diretoria-executiva da SBD na defesa dos direitos e prerrogativas dos dermatologistas, em especial na luta contra a realização de procedimentos por não médicos.  

"A AMB tem acompanhado de perto os diferentes projetos de lei que visam diminuir o espaço de atuação dos médicos e tomado todas as medidas cabíveis contra esses abusos. E temos na atuação dos dermatologistas um exemplo de união e força, que deve inspirar outras especialidades médicas. Qualquer procedimento médico conduzido por outro profissional de saúde, que não foi devidamente capacitado para esse fim, representa um risco para os pacientes", afirmou.

Fotos: Torch





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados