Grape da SBD, em Maringá, promove evento inédito para discussão da dermatite atópica



Grape da SBD, em Maringá, promove evento inédito para discussão da dermatite atópica

27 de setembro de 2018
whatsapp-image-2018-09-24-at-091628.jpeg

O Grupo de Apoio Permanente (Grape) da SBD, em Maringá, realizou o Primeiro Encontro de Dermatite Atópica, no dia 22 de setembro, na Sociedade Médica de Maringá. Uma equipe multidisciplinar composta de dermatologista, gastroenterologista, imunologista, pediatra e psicóloga ministrou palestras sobre o que e como tratar a doença; as associações da DA com alergia alimentar; asma e rinite alérgica; amamentação; além de dinâmicas sobre a aceitação da dermatite atópica crônica e autoconhecimento. Participaram mais de 180 pessoas, entre pacientes adultos, familiares, profissionais médicos e alunos das faculdades de medicina de Maringá.

“Desde a criação do grupo, no início de 2017, temos realizado reuniões periódicas com até 50 pessoas no Ambulatório do Encontro Fraterno Lins de Vasconcelos. Este ano, porém, optamos por fazer um encontro maior e aberto a toda comunidade. Foi muito bem aceito”, informa a dermatologista Sineida Berbert Ferreira, coordenadora do Grape SBD de Dermatite Atópica de Maringá.

Atividades lúdicas, como exposição de desenhos e frases “Eu e minha dermatite, o impacto da doença na emoção” e workshop de hidratação com a equipe médica, participantes e o mascote Dr. Jacaré fizeram parte da programação.

Na ocasião, também ocorreu o lançamento da lei municipal de apoio sobre a dermatite atópica de Maringá. “A expectativa é que a lei altere no tratamento da doença em Maringá, promovendo acesso facilitado a medicamentos e tratamentos mais efetivos”, ressalta Sineida, agradecendo o engajamento dos dermatologistas membros da SBD e alunos das faculdades de medicina, “que unidos, ajudaram a desmistificar informações equivocadas sobre a dermatite atópica”.

No final do encontro foram distribuídos hidratantes.

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados