Especialista da SBD responde perguntas sobre acne no adulto



Especialista da SBD responde perguntas sobre acne no adulto

1 de fevereiro de 2011

Pelo menos 5% dos adultos acima de 35 anos apresentam acne em algum grau, e o problema atinge principalmente as mulheres. Nem sempre ele está relacionado à história da doença na adolescência. Até mesmo fatores emocionais, relacionados a estresse, por exemplo, podem desencadear a infecção. O tema foi o escolhido pelos leitores no site do Jornal O Globo para a coluna desta semana. Segundo a dermatologista Sumaya Neves, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e do setor de cosmiatria do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio, a acne tem solução e mesmo as marcas deixadas pela doença são tratadas com ótimos resultados.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ACNE NA ADOLESCÊNCIA E NO ADULTO? O PROBLEMA COSTUMA SE MANIFESTAR MESMO SEM HISTÓRIA NA JUVENTUDE?

SUMAYA NEVES: A acne juvenil em geral surge na puberdade em ambos os sexos; às vezes é imperceptível ou dura toda a adolescência formando erupções graves que podem persistir até a idade adulta, deixando cicatrizes em alguns casos. Nos adolescentes ela tem relação com o tamanho da glândula sebácea e a produção de hormônios. Além disso, existe a ação de bactérias que causam a inflamação, produzindo as espinhas. No adulto o problema geralmente ocorre a partir da atividade de hormônios. Nas mulheres as causas mais comuns são desequilíbrio do sistema hormonal, presença de cistos ovarianos e estresse. $homens pode-se dizer que são os fatores genéticos e o estresse. Ainda assim, a acne é prevalente no sexo feminino.

EXISTE ALGUMA FORMA DE PREVENIR ACNE NO ADULTO?

Em primeiro lugar, é necessário investigar as causas e fazer um diagnóstico detalhado para indicar formas de prevenir e tratar. Isso inclui analisar a dosagem hormonal e controlar o estresse emocional. Para prevenir, é importante também evitar o uso de cosméticos que possam causar acne, como pomadas ou cremes, não manusear óleos e não consumir suplementos vitamínicos, corticoides e hormônios e outros produtos sem orientação do médico dermatologista.

QUAL É O TRATAMENTO PARA ACNE NO ADULTO?

Ele dependerá do grau e da intensidade das lesões na pele. Para a acne no adolescente, no caso de cravos e seborreia, são receitadas substâncias de aplicação local para limpeza, como sabões e loções à base de enxofre, ácido salicítico, entre outras. Para retirada dos cravos fechados e limpeza de pele indica-se ainda o uso do medicamento tretinoína 0,025 a 0,05% em gel.

Na fase de adaptação, ele pode causar irritação na pele. Nessa fase deve-se evitar exposição solar e lembrar de aplicar o filtro solar. No caso de espinhas com pus, pode-se usar antibióticos associados ou não ao peróxido de benzoíla, sempre com…





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados