Dezembro Laranja: artistas chamam a atenção do público para prevenção do câncer da pele



Dezembro Laranja: artistas chamam a atenção do público para prevenção do câncer da pele

3 de dezembro de 2018
dezembro-laranja-famosos.jpg

Unir forças para orientar a população e estimular formas de prevenção para a melhora da qualidade de vida é o que tem sido feito pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) com o apoio de parceiros durante o Dezembro Laranja. Artistas que participaram da campanha deste ano deixaram suas mensagens falando com o público sobre o câncer da pele. Esse é mais um momento para chamar a população sobre o tema e incentivar quanto a importância da prevenção e detecção precoce.

Em todo o país estão sendo realizadas inúmeras atividades educativas por dermatologistas da SBD. A primeira delas ocorreu no sábado (1/12), quando mais de 4 mil dermatologistas e voluntários realizaram atendimentos gratuitos em mais de 130 postos de saúde no Brasil para o diagnóstico da doença. Importante lembrar que o Dezembro Laranja marca o mês inteiro e também o verão para falar do câncer da pele.

“Esse tipo de iniciativa é fundamental, porque mostra a mobilização da Sociedade para o cuidado com a pele, sobretudo com a chegada do verão. A campanha está muito completa, com a integração dos médicos dermatologistas e população para essa causa tão importante para a saúde”.
Sylvinho

“Há alguns anos participo do movimento Dezembro Laranja para alertar a população sobre o câncer da pele, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é o câncer que mais acomete a população em todo o mundo. Em 2014, tive uma lesão na perna que coçava e não cicatrizava. A princípio não dei importância, mas graças à mídia, que me fez esse alerta, procurei meu médico dermatologista que fez a biópsia e diagnosticou um ceratoacantoma. A lesão estava em fase inicial, fui operado e fiquei curado. A partir daí, vejo com muito mais responsabilidade falar sobre prevenção e tratamento das doenças da pele.”
Carlinhos de Jesus

“Acho bastante positivo quando atores e artistas em geral se pronunciam para uma causa tão justa como essa. Eventos como o Dezembro Laranja são importantes, já que representam mais uma forma de esclarecer as pessoas e ajudar no combate de vários tipos da doença”.
Jorge Pontual

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados