Dermatologista alerta sobre as pinturas no rosto de crianças para festa junina



Dermatologista alerta sobre as pinturas no rosto de crianças para festa junina

22 de junho de 2010

Começou a temporada de festas juninas nas escolas e é importante que os pais fiquem atentos na hora de preparar seus filhos para esse evento. A dermatologista Annia Cordeiro Lourenço, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, alerta sobre os riscos das pinturas no rosto da criança – geralmente os bigodes nos meninos e a bochechinha pintada nas meninas. “Ao utilizar maquiagem regular ou produtos não apropriados, há uma grande tendência de a criança desenvolver alergias e irritações”, comenta.

Já que não existe maquiagem própria para crianças, a orientação é usar produtos hipoalergênicos para proteger a pele dos pequenos. “O ideal é, antes da maquiagem, proteger a pele com um hidratante para pessoas alérgicas. Na hora da pintura, use esponjas e lápis macios que não machuquem a criança, evite áreas muito próximas aos olhos e sempre observe a validade dos produtos”, aconselha.

Após a festa, é importante fazer a higienização assim que possível, utilizando demaquilantes cremosos que não contenham álcool na sua composição. “Se a criança apresentar alguma sensibilidade já conhecida, não insista e não faça a pintura no seu filho. As reações podem sempre piorar”, salienta.

VERDE E AMARELO

As orientações da dermatologista também valem para as pinturas no rosto para a Copa do Mundo, seja em adultos ou crianças. “Pessoas com sensibilidade a produtos químicos não devem pintar o rosto nem o corpo, pois alguns tipos de tinta podem causar irritações e ressecamentos. Para um indivíduo alérgico, apenas um minuto de contato já é suficiente para causar reações”, explica Dra. Annia.

Quem insiste em torcer pelo Brasil com as cores no rosto deve utilizar tintas e produtos específicos para a pele e, depois da comemoração, precisa higienizar bem o rosto com sabonetes líquidos hidratantes.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados