Cuidado com os insetos: corpo fica mais vulnerável no verão



Cuidado com os insetos: corpo fica mais vulnerável no verão

3 de janeiro de 2011

Com o corpo mais exposto do que nas outras épocas do ano, não é só o sol que se transforma em um inimigo da saúde. Assim como as pessoas mudam de hábitos nas estações mais quentes, os insetos também. E é no verão que eles fazem mais vítimas.

Segundo o especialista titulado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, José Riccardi Guimarães, as consequências do contato com insetos podem ser desde alergias como vermelhidão, coceira e ardor, até doenças graves, como a dengue e a doença de Chagas.

Riccardi explica que a reação de cada pessoa a uma picada de inseto depende também da sensibilidade ou do estado imunológico de cada um:

— Alguns têm reações anafilactóides, apresentando dificuldade respiratória, edema de glote, que bloqueia a respiração, queda de pressão e até podem correr risco de morte. Isso é frequente e pode ocorrer ante qualquer picada de inseto —alerta o médico.

Segundo ele, pessoas com histórico de rinite, asma, bronquite e dermatite atópica são mais suscetíveis a ter uma reação forte, portanto devem ter cuidados redobrados.

Não são só os mosquitos que podem trazer problemas no verão. Abelhas, vespas, formigas, escorpiões, mutucas e aranhas são exemplos de animais que causam acidentes nessa época de calor.

COMO PROTEGER O CORPO

O dermatologista sugere o uso de repelentes e mosquiteiros como principais formas de evitar as picadas. Porém, ele alerta que os repelentes não são 100% eficazes. Além disso, é preciso consultar um médico antes de optar por um tipo de produto.

Em locais próximos de mata fechada, o dermatologista recomenda a proteção do corpo com botas, roupas longas e chapéus. Na praia, em lagoas, ou lugares onde haja animais, como chiqueiros, o uso de calçados é essencial. Os famosos bicho geográfico (larva migrans) e bicho de pé (tunga penetruns, um tipo de pulga), costumam fazer muitas vítimas desprevenidas nesses locais.

O QUE FAZER QUANDO SOFRER UMA PICADA

Riccardi é taxativo quanto ao procedimento após uma picada de inseto:

— É preciso procurar uma emergência imediatamente.

SINTOMAS DE UMA PICADA DE INSETO

Coceira (prurido);





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados