Cosmiatria, laser e envelhecimento são temas de evento realizado pela SBD Nacional no Rio



Cosmiatria, laser e envelhecimento são temas de evento realizado pela SBD Nacional no Rio

18 de junho de 2019
cosmiatrialogocalendariov2.jpg

JSBD – Ano 23 – N.02 – MARÇO-ABRIL


Na abertura do evento: a coordenadora do Depto de Cosmiatria da SBD, Alessandra Romiti, e o presidente da SBD, Sérgio Palma

A primeira atividade científica do ano da SBD Nacional, o 12º Simpósio de Cosmiatria e Laser e o 2º Simpósio de Envelhecimento, ocorreu nos últimos dias do mês de março: de 28 a 30. O evento foi realizado no Rio de Janeiro e reuniu dermatologistas interessados na atualização dessas três áreas da especialidade. Na abertura, o presidente da SBD, Sérgio Palma, ressaltou a qualidade científica e a participação dos associados. Também agradeceu a parceria entre os Departamentos de Cosmiatria, Laser e Tecnologias e Dermatologia Geriátrica na organização e elaboração dos temas.

Além das apresentações, a programação contou com cursos práticos ministrados por experientes especialistas, como o Curso de Anatomia com demonstração em peças de cadáver não formolizado, gravado em vídeo em Barretos, sob a coordenação da dermatologista Eliandre Palermo; e o Painel de Procedimentos ao Vivo, que contemplou diferentes técnicas de aplicação e correlação anatômica do terço inferior, médio e superior.

“A Comissão optou pela realização de procedimentos com demonstração em vídeo a fim de facilitar o aprendizado de técnicas tanto faciais quanto corporais”, disse Alessandra Romiti, coordenadora do Departamento de Cosmiatria da SBD. De acordo com a médica, a presença de experts de diferentes partes do Brasil democratiza o conhecimento e fortalece a especialidade. “Procuramos trazer novas abordagens teóricas sobre temas tradicionais para torná-los ainda mais interessantes para o congressista. E para valorizar a dermatologia nacional, convidamos especialistas experientes de vários estados do Brasil para compor o grupo de palestrantes”.

No caso da programação de laser, o destaque foi o inédito "Curso Básico de Lasers e Tecnologias: da Física para a Clínica", destinado aos associados que ainda não iniciaram atividades dermatológicas com lasers e tecnologias, ou também para os médicos que estão começando na área.

“Os palestrantes convidados explanaram sobre os princípios físicos dos principais lasers e tecnologias utilizados nos tratamentos dermatológicos. Ao final das palestras, mostraram as indicações dos tratamentos e dividiram com a plateia as suas experiências nas respectivas tecnologias. Como palestrantes tivemos dermatologistas respeitados na área de laser, com destaque para os ex-coordenadores do Departamento de Laser da SBD, Dra. Valéria Campos, e Dr. Alexandre Filippo”, frisa a coordenadora do Departamento de Laser da SBD, Taciana Dal'Forno.

Para a elaboração do programa, o Departamento contou com a expertise dos assessores Renato Soriani, Beni Grinblat e Geraldo Magalhães. “A harmonia entre os integrantes do Departamento de Laser e Tecnologias foi perfeita e conseguimos preparar um programa de alto nível científico, com palestrantes muito experientes e direcionado às necessidades dos associados”, complementa Taciana.

Vários temas chamaram a atenção, como novidades da literatura e perspectivas futuras no uso da toxina botulínica (Maria Paulina Villarejo Kede); assimetria facial: miomodulação com ácido hialurônico (Daniel Coimbra); além do bloco “Controvérsias e novidades em lasers e tecnologias” (Beni Grinblat e Luís Antonio Torezan). “Entre as controvérsias, a Dra. Karime Hassum fez uma excelente revisão da literatura sobre o que existe de comprovação científica do tratamento com plasma rico em plaquetas (PRP) na dermatologia, salientando que no Brasil, ainda é considerado um tratamento experimental pelo Conselho Federal de Medicina (CFM)”, assinala Taciana Dal'Forno.

No mesmo bloco, o presidente da SBD, Sergio Palma, ministrou aula sobre “Marketing Digital: como fazer de forma ética”, salientando os cuidados que os associados devem ter ao preparar suas publicações nas mídias sociais, bem como compliance e ética na saúde.

A segunda edição do Simpósio de Envelhecimento da SBD teve como um dos destaques apresentação sobre a relação das vitaminas e dos suplementos que podem ser utilizados e têm evidência científica para maior qualidade de vida no processo do envelhecimento. Outro ponto importante, segundo o dermatologista Luiz Gameiro, do Departamento de Dermatologia Geriátrica da SBD, foi a abordagem do idoso no consultório médico e os cuidados que o dermatologista deve ter para atendê-lo de forma mais integralizada e humanizada, assim como a prevenção das queratoses actínicas e, especialmente, do câncer da pele não melanoma.

“A prevenção de tumores cutâneos não melanoma em pacientes de alto risco é um problema comum e difícil de ser abordado, sendo interesse de todos um método de tratamento preventivo, eficaz, que seria a quimioprofilaxia”.

A vacina para prevenção do herpes-zóster também foi debatida. Aprovada em 2017 pela FDA – agência americana que regula drogas e alimentos – a vacina recombinante para prevenção de herpes-zóster e nevralgia pós-herpética ainda não está liberada no Brasil.


Coordenadora do Depto de Cosmiatria, Alessandra Romiti, o presidente da SBD, Sérgio Palma, a coordenadora do Depto de Laser da SBD, Taciana Dal'Forno, e dermatologistas e anatomistas experientes, como Alfredo Jacomo (último da esq. para a dir.)

Sobre a preparação do encontro, o presidente da SBD, Sérgio Palma, ressaltou a ótima relação entre as comissões organizadoras. “O encontro foi renovado e inovado com a entrada de novos experts nos assuntos que ministraram muito conteúdo prático e atual. Todas as sugestões de inovação na programação científica estão sendo bem recebidas pelas comissões que estão à frente dos eventos da SBD em 2019”, disse.

Segundo as coordenadoras dos Departamentos de Laser e de Cosmiatria da SBD, Taciana Dal'Forno e Alessandra Romiti, respectivamente, “o nível do evento foi excelente, assim como o entrosamento entre os Departamentos de Dermatologia Geriátrica, de Cosmiatria e de Laser e Tecnologias. Os blocos se complementaram e os assuntos foram muito direcionados à melhora da qualidade de vida quanto aos problemas clínicos e estéticos relacionados ao envelhecimento humano”.

* Fotos: Laura Jeunon





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados