Bem Estar Global em Porto Alegre destaca o Dezembro Laranja



Bem Estar Global em Porto Alegre destaca o Dezembro Laranja

15 de dezembro de 2017
bepoa2.jpeg

A campanha Dezembro Laranja, de conscientização ao câncer da pele, esteve entre as iniciativas promovidas na última edição do Bem Estar Global, ocorrida nesta sexta-feira (15/12), no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. O público recebeu informações sobre fotoproteção na Tenda da Pele, coordenada por uma equipe de dermatologistas da Regional Rio Grande do Sul.

“Acredito que é de extrema importância a participação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em eventos como o Bem Estar, que atrai um grande número de pessoas em busca de serviços de saúde. E essa edição é especial, já que no nosso estado o câncer da pele é muito prevalente. Procuramos esclarecer a população sobre as medidas de fotoproteção e também quanto às lesões de pele que possam ser suspeitas”, explica a presidente da SBD-RS, Clarissa Prati. A alta incidência da doença tem influência genética e pessoas com a pele, olhos e cabelos mais claros são mais suscentíveis aos efeitos da radiação solar. "Por isso, o ideal é que as pessoas façam uma revisão anual ao dermatologista", reforça.

A dona de casa Tania Faim recebeu atendimento e disse estar muito satisfeita com a ação: “Com o passar do tempo precisamos ficar ainda mais atentos à nossa saúde, e a pele não pode ser esquecida”. A aposentada Jessi de Castro (foto) pensa da mesma forma. Ela que costuma usar protetor solar diariamente, aproveitou o evento para tirar suas dúvidas sobre a pele e o sol.

Cerca de 310 pessoas foram orientadas. A iniciativa recebeu elogios dos especialistas participantes. “O atendimento foi bastante procurado e conseguimos orientar a população quanto à prevenção ao câncer da pele, uma vez que temos maior índice de mortalidade por melanoma. Ensinamos como deve ser feito autoexame, falamos sobre as modificações das pintas e dos principais cuidados para prevenir queimaduras solares”, considera a vice-presidente da Regional, Taciana Dal’Forno Dini. Os pacientes que apresentaram lesões suspeitas foram encaminhados aos postos de saúde mais próximos da residência para serem examinados e terem a lesão biopsiada.

Os raios solares têm efeito cumulativo. Por isso é importante se proteger bem, com o uso de chapéus ou bones, óculos escuros com boas lentes, roupas apropriadas, filtro solar e o principal: evitar o sol entre 10h e 16h.

O Papai Noel Laranja animou a criançada e os adultos também

Os visitantes receberam folhetos explicativos e ventorolas sobre o Dezembro Laranja. Vestido com roupas na cor laranja, o Papai Noel distribuiu desenhos para colorir, gibis A pele e o Sol e balões para as crianças.

Além da presidente Clarissa Prati e da vice-presidente Taciana D’al Forno, participaram da ação a secretária-geral Ana Paula Manzoni; o tesoureiro Fabiano Siviero Pacheco; e dermatologistas associados da SBD-RS.

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados