Aspecto das unhas revela se o corpo está saudável



Aspecto das unhas revela se o corpo está saudável

25 de julho de 2011

Unhas saudáveis, corpo inteiro protegido. Mudanças na coloração, formato e textura das unhas podem indicar alguns problemas de saúde, como anemia, micoses, dermatites e até mesmo doenças renais ou pulmonares. E tudo isso pode ser detectado por meio de um simples autoexame, garantem os especialistas ouvidos pela reportagem.

As unhas dão sinais e eles servem de alerta, afirma a dermatologista Fátima Rabay, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD-SP). Várias doenças dermatológicas ou sistêmicas podem ter repercussão nas lâminas ungueais (unhas). É por esse motivo que alguns médicos costumam olhá-las no exame clínico, ressalta Joaquim Mesquita Filho, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

Para detectar problemas nas unhas, contudo, é preciso conhecer qual é o padrão de normalidade delas. São rosadas nas pessoas mais claras e escurecidas em morenos e negros. Têm textura rígida e compacta, sendo arredondadas na base e curvas nas pontas, lista a médica.

Há também características que estão ligadas à idade. Nos jovens, ela é lisa. Nos mais velhos, costuma descamar e pode até mesmo ficar áspera depois dos 50 anos – ou da menopausa, nas mulheres, segundo os dermatologistas.

Algumas alterações são consideradas normais, como as típicas manchinhas esbranquiçadas. Na grande maioria das pessoas, essas manchas brancas são traumas e desaparecem em pouco tempo. Mas também podem indicar anemia, carência de zinco e proteínas, alergias ou psoríase, informa Mesquita Filho. Daí a necessidade de observar com cuidado todas as alterações.

DE OLHO

O diagnóstico de problemas de saúde por meio das unhas requer sutileza. Para diferenciar as doenças é importante que o médico não inicie o tratamento imediatamente. É necessário descobrir qual é causa real daquela alteração nas unhas, afirma Fátima.

Mesquita Filho lembra que alterações provocadas pela diabete e por doenças pulmonares, por exemplo, são bastante parecidas. Em ambas, as unhas exibem uma coloração ou manchas amareladas.

Para quem deseja experimentar o autoexame, os especialistas aconselham um teste feito em três etapas. Primeiro, é preciso identificar mudanças na coloração. Por exemplo, se o leito (pele que fica abaixo da lâmina) estiver escuro é sinal de que o sangue não está circulando, afirma Fátima.

Observar a textura é o segundo passo da vistoria caseira. A unha é uma capa protet…





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados