Aprendizado e capacitação: SBD Live divulga conhecimentos científicos para dermatologistas de todo o Brasil



Aprendizado e capacitação: SBD Live divulga conhecimentos científicos para dermatologistas de todo o Brasil

5 de novembro de 2020
sbd-live.jpeg

Assuntos institucionais

Desde abril, a SBD tem promovido uma série de encontros online, o SBD Live. A atividade contempla em uma plataforma digital exclusiva diversos assuntos da dermatologia, com a participação de renomados especialistas para debater sobre os avanços e as atualizações na área.

“A missão do projeto SBD Live é disseminar conhecimento e contribuir para o aprimoramento dos dermatologistas brasileiros, especialmente nesse período de crise. Essa é mais uma iniciativa da diretoria e dos Departamentos Científicos pela valorização dos associados. De forma geral, temos registrado audiência e repercussões bastante positivas. Por isso, convidamos todos os especialistas a continuar prestigiando as lives semanais da SBD”, afirma o presidente da SBD, Sérgio Palma, que atuou como moderador na maioria dos encontros.

Até então foram realizados 22 webinares − na última edição do JSBD mostramos o resumo dos onze primeiros. Neste número, você saberá um pouco mais sobre o que aconteceu nas lives realizadas de agosto a novembro. Quem perdeu ou deseja rever os debates basta acessar a plataforma de webinares da SBD.


#SBD Live 12 No início de agosto, a SBD promoveu o debate sobre as tecnologias fracionadas. O ponto central do encontro, em parceria com a Lummex Medical Devices, comparou o uso de tecnologias fracionadas no tratamento de estrias, cicatrizes, envelhecimento e outros problemas da pele. Participaram a coordenadora do Departamento de Lasers e Tecnologias da SBD, Taciana Dal’Forno Dini; a chefe do Ambulatório de Lasers do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), Juliana Jordão; e a coordenadora do Ambulatório de Cosmiatria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Luiza Pitassi. Após as apresentações, os especialistas esclareceram as diferentes dúvidas encaminhadas pelos espectadores da live. Dentre as questões respondidas destacaram-se a diferença entre os resultados da luz intensa pulsada e do laser fracionado ablativo no tratamento de estrias; uso do laser para rejuvenescimento facial em pacientes com melasma e a utilização da radiofrequência cirúrgica.
Saiba mais em: http://www.sbd.org.br/noticias/tecnologias-fracionadas-sao-comparadas-na-12-edicao-do-sbd-live/.

#SBD Live 13 A live do dia 11 de agosto orientou dermatologistas na retomada dos atendimentos em consultório, com ênfase na realização de procedimentos estéticos. A atividade contou com o patrocínio da Allergan Aesthetics. No encontro, a professora adjunta de dermatologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Daniela Antelo reforçou a necessidade de estabelecer protocolos de pré-atendimento, no intuito de fornecer, por meio das tecnologias digitais de comunicação, indicações úteis aos pacientes, como a obrigatoriedade do uso de máscaras. Já o assessor do Departamento de Lasers e Tecnologias da SBD Geraldo Magalhães Magela comentou aspectos de biossegurança para o médico e demais colaboradores, abordando o uso e manuseio de EPIs em procedimentos cosmiátricos com injetáveis, lasers e demais tecnologias. A live também teve a participação do presidente da SBD, Sérgio Palma, que fez a abertura do encontro. No final das apresentações, os especialistas responderam às questões encaminhadas pelos espectadores da live, entre elas: o que fazer quando o paciente chega ao consultório com febre; durabilidade das máscaras N95; e realização de procedimentos com tecnologias ablativas. Saiba mais em: http://www.sbd.org.br/noticias/covid-19-seguranca-na-retomada-dos-atendimentos-dermatologicos-e-discutida-em-nova-edicao-do-sbd-live/.

#SBD Live 14 O uso de injetáveis foi o tema da live realizada no dia 26 de agosto. Na moderação do encontro, o presidente Sérgio Palma ressaltou a importância da boa relação entre médico e paciente antes de realizar qualquer procedimento estético. Os associados puderam se aprofundar no assunto e tirar dúvidas com a coordenadora e duas assessoras do Departamento de Cosmiatria da SBD, Alessandra Romiti, Sylvia Ypiranga e Patricia Ormiga, respectivamente. Ao final das apresentações, os especialistas responderam ainda às perguntas dos espectadores sobre escolha de ácido hialurônico; utilização de cânula de preenchimento; uso da toxina botulínica no contorno facial; entre outros temas. Saiba mais em: http://www.sbd.org.br/noticias/no-14-sbd-live-dermatologistas-discutem-o-uso-de-injetaveis-e-a-importancia-da-relacao-medico-paciente/.

#SBD Live 15 O encontro ocorrido no dia 1º de setembro, reuniu a dermatologista Débora Ormond, membro da Comissão de Ética e Defesa Profissional da SBD e da Câmara Técnica de Dermatologia do CFM; a advogada Mariely Ferreira Macedo, coordenadora do Departamento Jurídico do Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM-MT); o 3º vice-presidente do CFM e coordenador do processo de revisão do Manual de Publicidade Médica da Codame, Emmanuel Fortes; o consultor jurídico da SBD, Alejandro Bullon; além do presidente da SBD, Sérgio Palma, para a discussão sobre defesa profissional e marketing médico. A edição ofereceu atualização de conhecimento aos associados durante a vigência das medidas de distanciamento social, impostas pela pandemia de Covid-19 e estimulou o debate em torno de questões relacionadas às regras de publicidade e propaganda médicas. A promoção de produtos cosméticos dentro das clínicas; uso de redes sociais no marketing médico; divulgação de resultados sensacionalistas; exposição de dados de pacientes na internet foram alguns temas em pauta. Saiba mais em: http://www.sbd.org.br/noticias/em-live-a-sbd-recolhe-subsidios-para-levar-propostas-para-revisao-de-regras-de-publicidade-medica/.

#SBD Live 16 Com o tema “Nutroterapia do envelhecimento cutâneo”, a edição realizada no dia 8 de setembro contou com palestras da assessora do Departamento de Cabelos e Unhas Tatiana Gabbi; e da assessora do Departamento de Dermatologia Geriátrica Marcelle Nogueira. A moderação foi feita pelo presidente da entidade, Sérgio Palma. No início de sua apresentação Tatiana Gabbi falou sobre o expossoma. Segundo a especialista, desde o nascimento até a morte somos expostos a diversos fatores internos e externos que influenciam as funções biológicas e mecânicas de todos os nossos órgãos. Na sequência, Marcelle Nogueira falou sobre a importância de buscar a segurança para o paciente em relação ao tratamento de antienvelhecimento. A oxidação, ela explicou, serve para uma série de sinalizações intracelulares importantes para processos vitais. O encontro contou com o patrocínio da Nestlé Healthy Science. Saiba mais em: http://www.sbd.org.br/noticias/na-16-edicao-do-sbd-live-participantes-discutiram-a-influencia-da-nutroterapia-no-envelhecimento-cutaneo/.
 
#SBD Live 17 A décima sétima edição do SBD Live, realizada em 15 de setembro, debateu os conceitos gerais, a barreira cutânea e o microbioma na dermatite atópica. No mês de setembro, cabe lembrar, a SBD realizou uma série de ações relativas à dermatite atópica, cujo dia mundial, 14 de setembro, foi comemorado. Participou dessa live a assessora do Departamento de Dermatologia Pediátrica da SBD Clarissa Prati. Após as exposições da convidada, o diretor financeiro da SBD, Egon Daxbacher, juntamente com o presidente da entidade, Sérgio Palma, mediou as questões enviadas pelos espectadores. Entre os tópicos abordados com a especialista, estão questões como, orientações sobre o banho; uso de hipoclorito de sódio; qual sabonete syndet é mais adequado para qual momento; o uso de probióticos; a alergia alimentar e a DA; e quais óleos usar pré e pós-banho. Saiba mais em: http://www.sbd.org.br/noticias/17-edicao-do-sbd-live-aborda-os-conceitos-gerais-a-barreira-cutanea-e-o-microbioma-na-dermatite-atopica/.
 
#SBD Live 18 Aspectos da imunologia da dermatite atópica (DA) foram debatidos na 18ª edição do SBD Live, ocorrida no dia 22 de setembro. Caracterizada por lesões e erupções na pele a doença afeta a qualidade de vida do paciente e pode estimular problemas como insônia, ansiedade e depressão. A iniciativa recebeu o apoio da AbbVie. A aula expositiva foi conduzida pela dermatologista Ana Paula Galli Sanchez, e a mediação pelo professor adjunto de dermatologia da Santa Casa de Curitiba e coordenador do JSBD, Caio de Castro, e pelo presidente da SBD, Sérgio Palma. De acordo com Ana Paula, a DA está geralmente associada a níveis elevados de IgE no sangue e pode ocorrer simultaneamente com outras doenças inflamatórias do tipo 2, tais como a asma e a rinite alérgica. A especialista citou estudos que destacam outros subtipos de LT (além dos LTh2) responsáveis pela manutenção do processo inflamatório, como os LTh22. Além disso destacou que na dependência da idade, da fase do processo inflamatório e da etnia do paciente, os LTh17 e os LTh1 podem participar da resposta imunológica. Saiba mais em: http://www.sbd.org.br/noticias/aspectos-da-imunologia-da-dermatite-atopica-foram-debatidos-na-18-edicao-do-sbd-live/.

#SBD Live 19 Em live aberta ao público, especialistas da SBD elucidaram mitos e verdades sobre a dermatite atópica no encontro promovido em 23 de setembro, Dia de Conscientização sobre a doença. A iniciativa contou com o apoio da AbbVie e teve transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da SBD. Milhares de pessoas assistiram à apresentação com a participação da assessora do Departamento de Dermatologia Pediátrica da SBD Clarissa Prati, do dermatologista Guilherme Muzi e do presidente da SBD, Sérgio Palma, que atuou como moderador da conversa. O presidente abriu o debate salientando que ao longo daquele mês a SBD promoveu ampla campanha sobre a doença em todos os seus canais de comunicação “a fim de sensibilizar os brasileiros para esse problema. A dermatite atópica pode atrapalhar muito a qualidade de vida dos pacientes quando não é adequadamente acompanhada”, observou. Durante o bate-papo, foram abordados diversos mitos e verdades, e durante as apresentações discutidas questões como a relação entre o estresse e a DA; se só crianças apresentam a doença; as manifestações da doença de acordo com a faixa etária; o elo entre DA e infecções de vias aéreas superiores; a necessidade de dietas restritivas. Também se falou sobre a relação entre o clima e a DA; a confusão entre dermatite e eczemas; manifestações no couro cabeludo; e o tratamento da doença em peles negras, entre outros assuntos. Saiba mais em: http://www.sbd.org.br/noticias/em-live-aberta-ao-publico-especialistas-da-sbd-elucidam-mitos-e-verdades-sobre-a-dermatite-atopica/.

#SBD Live 20 Especialistas debateram proteção solar e antioleosidade na 20a edição do SBD Live, em 29 de setembro. Em formato de simpósio patrocinado, a atividade reuniu Marco da Rocha, preceptor do Ambulatório de Cosmiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Sérgio Schalka, diretor clínico do Medcin − Instituto da Pele; e Cristina Vendruscolo, gerente científica da Nivea Brasil.
 
#SBD Live 21 Casos desafiadores de melanoma ganharam destaque na live do dia 13 de outubro. A atividade levou aos espectadores atualização científica com base na exposição de casos clínicos reais, de difícil resolução, verificados no dia a dia do consultório de especialistas com ampla experiência no diagnóstico precoce do câncer da pele. A mediação das explanações técnicas ficou sob responsabilidade do vice-presidente da SBD e presidente da próxima gestão da entidade, Mauro Enokihara. Também participaram do evento compondo a mesa de debate: Flávia Bittencourt, 1ª secretária da SBD e chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG); Mariana Dias Batista, membro do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês e da Beneficência Portuguesa de São Paulo; e Tatiana Cristina Blumetti, médica assistente do Núcleo do Câncer de Pele do Hospital AC Camargo Cancer Center.

#SBD Live 22 A vigésima segunda edição do projeto SBD Live destacou o rejuvenescimento da região periorbitária com laser e tecnologias. A moderação esteve a cargo do presidente da SBD, Sérgio Palma, e da coordenadora do Departamento de Lasers e Tecnologias da entidade, Taciana Dal’Forno Dini. Na condução das explanações científicas, participaram Rachel Garcia (RS) e Shirlei Borelli (SP), médicas que possuem grande expertise no manejo de tecnologias em tratamentos faciais.

#SBD Live 23 Um novo debate científico sobre o melanoma marcou a primeira semana de novembro do SBD Live. Conduziram as explanações técnicas o professor associado da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Carlos Barcaui; a dermatologista do A. C. Camargo Cancer Center, Adriana Mendes; e o cirurgião oncológico e o oncologista clínico do Hospital Sírio Libanês, respectivamente Francisco Belfort e Rodrigo Munhoz. A coordenação do encontro ficou sob a responsabilidade do vice-presidente da SBD, Mauro Enokihara.

 

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados