74º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia: programação de alto nível no terceiro dia de encontro



74º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia: programação de alto nível no terceiro dia de encontro

14 de setembro de 2019
4-13.jpeg

Com sala lotada e muita participação dos congressistas, a mesa sobre Saúde LGBT – inédita em congressos brasileiros de dermatologia – movimentou a manhã do terceiro dia do DermatoRio 2019, no Rio de Janeiro. As principais ISTs na população LGBT, aspectos dermatológicos no paciente transgênero e procedimentos estéticos nessa população foram abordados por especialistas de São Paulo e Rio, entre eles, Felipe Aguinaga (foto acima), do ambulatório de Dermatologia e Diversidade de Gênero, do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay.

Em sua fala, o médico esclareceu conceitos e definições do campo de gênero e sexualidade, bem como a terminologia atualmente utilizada na literatura científica e a identidade de gênero como um determinante social de saúde. No campo da dermatologia clínica, explicou as complicações da hormonioterapia em homens e mulheres trans, as relacionadas ao uso de binders e de silicone industrial, dermatoses das neogenitálias, entre outros pontos. 

Novidades científicas também foram apresentadas na mesa "Mitos e verdades na fotoproteção e vitamina D" e no simpósio sobre envelhecimento cutâneo, alguns dos destaques da tarde desta sexta-feira (13/9).


Sala cheia na sessão sobre envelhecimento cutâneo

Outro tema de interesse neste dia foi o simpósio "Ética e marketing no consultório", sob a coordenação do presidente da SBD, Sérgio Palma e do dermatologista Hugo Guimarães Scotelaro Alves. A mesa de discussão contou com a presença dos palestrantes Débora Ormond, membro da Comissão de Ética e Defesa Profissional da SBD, Juliana Fernandes de Mendonça Figueiredo, do Departamento de Psicodermatologia da SBD, e do vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Mauro Ribeiro.


Juliana Figueiredo, Mauro Ribeiro (vice-presidente do CFM), Hugo Alves, Sérgio Palma (presidente da SBD) e Débora Ormond

Ainda na parte da tarde, o Fórum Marketing e Defesa Profissional chamou a atenção de muitos dermatologistas associados, que tiraram suas dúvidas em nova participação de Mauro Ribeiro, Sérgio Palma e Débora Ormond. Este debate contou ainda com a presença do dermatologista Erico Pampado.


Os médicos Erico Pampado, Mauro Ribeiro, Sérgio Palma e Débora Ormond


Por uma medicina unida: o presidente da SBD, Sérgio Palma, e o vice-presidente do CFM, Mauro Ribeiro

AGO
Neste sábado (14) será realizada a Assembleia Geral Ordinária (AGO) a partir das 11h. A SBD conta com a presença dos associados.

A movimentação completa do evento será publicada na próxima edição do JSBD.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados