SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

SBD

Centros Dermatológicos

SBD

Regionais

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.

Notícias - Fique por dentro do mundo da Dermatologia.

Legislação

Esclarecimento aos médicos e a população

02/05/2019 10:25

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) informa que já acionou seu Departamento Jurídico para a tomada de providências cabíveis contra o site "Biomedicina estética". Nesta semana, a plataforma publicou reportagem com informações distorcidas e imagens falsas na qual faz suposta denúncia de paciente que teria passado por intercorrências em procedimento realizado por dermatologista.

No referido site, o caso é tratado como exemplo de polêmica sobre a competência de profissionais na área da estética, tentando-se reduzir tudo a uma disputa de mercado de trabalho entre médicos e outros profissionais. Porém, os autores do texto ignoram que o que está em jogo é, sobretudo, a proteção da integridade física e emocional das pessoas e da sociedade.

Nesse sentido, a Imprensa e a Justiça reconhecem a legitimidade da atuação dos médicos na realização de tratamentos estéticos. Além disso, sabe-se que em caso de efeito indesejado, o médico é único profissional com preparo amplo e integral para agir de modo urgente em benefício da vida e da saúde.

Essa capacidade e esse conhecimento amplo do organismo humano não existem em outras categorias profissionais da saúde, sendo que muitos indivíduos ignoram suas limitações e submetem aqueles que neles confiam ao risco de sequelas e de morte, não sendo raros casos de abandono de pacientes em prontos-socorros ou em locais de atendimento por medo da responsabilidade.

Diante desse quadro, reitere-se que os dermatologistas devem confiar na ação da SBD que agirá com rigor contra abusos e sensacionalismos, como o praticado pelo referido site. Trata-se de compromisso com os especialistas e com a verdade.  Por sua vez, a população deve estar atenta, evitar promessas enganosas e continuar a confiar o cuidado de sua pele, unhas e cabelos apenas aos dermatologistas, especialistas que passaram por anos de preparação para cumprirem seu papel.  


SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA
Gestão 2019/2020

 

 

Compartilhe:
   

Siga a SBD e fique atualizado.