Evento pelo Dia Mundial do Albinismo lota auditório da Faculdade da Cidade, em Salvador



Evento pelo Dia Mundial do Albinismo lota auditório da Faculdade da Cidade, em Salvador

11 de junho de 2017
Albinismosabado.jpg

WhatsApp Image 2017-06-10 at 11.17.38 (1)

Ação é resultado de parceria entre a SBD, Apalba e Congresso Dermato Bahia 2017, que será realizado de 7 e 10 de setembro, na Costa do Sauípe

Centenas de albinos lotaram, na manhã do sábado (10/6), o auditório da Faculdade da Cidade (Comércio), em Salvador, para participar no evento “Albinismo – além do que se vê”, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Associação de Pessoas com Albinismo na Bahia (Apalba) e Congresso Dermato Bahia 2017. O evento antecipou o Dia Mundial de Conscientização do Albinismo, celebrado na terça-feira (13/6). O presidente do Dermato Bahia, Dr. Paulo Machado, avaliou que “o evento reforça as relações entre os albinos e a SBD, além deles precisarem dessa abordagem multidisciplinar”.

Cerca de 80 por cento dos participantes vieram do interior do Estado. Segundo a diretora executiva da Apalba, Maria Helena Machado, “o evento traz maior autonomia para os albinos e serve para mostrar que eles não estão sozinhos”. Para garantir um espaço rico em discussões que podem auxiliar uma melhor qualidade de vida ao albino, a iniciativa trouxe para Salvador oito palestras temáticas de no mínimo quatro especialidades da saúde diferentes, além de debates e momentos lúdicos.

WhatsApp Image 2017-06-10 at 10.29.35

O agricultor Fernando Santana conta que depois que conheceu a Apalba passou a se cuidar mais, a usar protetor solar frequência e evitar horários de pico. “Antes desses cuidados eu tive cinco cânceres de pele”. Na primeira metade da manhã, seis temas foram apresentados para as mais de cem pessoas presentes. A médica geneticista Lilia Maria de Azevedo iniciou as explanações com o debate “Albinismo: Uma condição Genética Ainda Pouco Conhecida”. Na sequência, “Envelhecimento Cutâneo – Fotoenvelhecimento” foi o tema apresentado pela médica dermatologista Shirlei Cristina Moreira.

Sobre as abordagens da visão do albino, a oftalmologista Ludmilla Freitas de Almeida realizou uma apresentação com o título “Albinismo – além do que se vê”, antes um pouco do assunto da vez ser “Cabelos Cacheados, Seus Cuidados”, abordado pela Sra. Aimara da Silva Costa. A dermatologista Carolina Marçon encerrou o primeiro ciclo de palestras abordando o “O Albinismo e a Pele”.

WhatsApp Image 2017-06-10 at 12.17.53

Para levar música e descontração ao público, o grupo Pagode da Galera Albina apresentou pockets-shows na abertura e no intervalo das apresentações. Entre os palestrantes, esteve presente o idealizador do Programa Pró-Albino da SBD, Dr. Marcos Maia, que destacou a importância da prevenção e orientação profissional dos albinos, durante a apresentação de abertura.

A segunda metade de debates foi ilustrada pela explanação do psicólogo Elder Vargão Borges, acrescentando informações sobre “Repercussões Emocionais Relacionadas ao Albinismo”, e com uma palestra sobre “Os Direitos dos Albinos”, proferida pelo Sr. Joselito Luz.

Após os debates sobre os diferentes temas, houve sorteios de brindes e a apresentação de um depoimento em vídeo o músico e embaixador do projeto, Hermeto Pascoal:

“Eu gosto muito da minha cor, eu acho que ela que me influencia para fazer muitas coisas. Nunca senti preconceito, porque quem sente preconceito não se sente feliz com si próprio. Os momentos que são aparentemente mais difíceis, para mim são os mais maravilhosos. Porque são a provação. O mundo é provação, meu amigo”.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados