Fitofotodermatite



O que é?

A fitofotodermatite é uma dermatose que ocorre por uma combinação de contato com planta fotossensibilizante e exposição à radiação solar. O exemplo típico são as queimaduras provocadas por limão.

Os agentes responsáveis contêm furocumarinas (psoralênicos) que podem estar presentes em alimentos, perfumes, aromatizantes e cosméticos. As furocumarinas nos alimentos são encontradas nas frutas cítricas (limão, tangerina, lima), cenoura, figo, salsinha, arnica, hibisco, arruda, canela e mama-cadela, planta usada no tratamento do vitiligo.

Sintomas

Manifesta-se por lesões avermelhadas, frequentemente com formato linear em regiões de pele descobertas pelas roupas, podendo até formar bolhas. Esses sintomas surgem entre 24 e 48 horas após o contato com a seiva da planta e a exposição solar.

Tratamento

O tratamento é feito por meio do uso de medicamentos aplicados diretamente nas áreas acometidas. A hidratação da pele ajuda muito na recuperação. Deve-se ter atenção extra para a proteção solar da pele nas áreas com lesões.

 

Prevenção

A prevenção é fundamental. Deve-se evitar contato com as plantas e, se isso ocorrer, lavar bem a área com água corrente e sabão neutro. Também é essencial, evitar a exposição ao sol após o contato com as plantas, frutas ou produtos citados.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados