Direitos da Pele: Valorização do especialista



Direitos da Pele: Valorização do especialista

3 de outubro de 2016
acao-respeito.png

Direitos da Pele: Valorização do especialista

Lançada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em 2016, a Campanha Direitos da Pele, pela Valorização do Especialista tem como objetivo mostrar tudo o que o médico dermatologista pode oferecer para o bem-estar e saúde da população.

Com peças baseadas em situações do cotidiano médico, a campanha ressalta a importância do respeito, da proteção, do conhecimento e da confiança nos cuidados com a pele, que deve ser sempre tratada por um especialista associado à SBD.

Todos os dermatologistas brasileiros se engajam nesta campanha que engloba divulgações no site da instituição, nas redes sociais e em publicações oficiais da SBD.

 

 

Declaração dos Direitos da Pele

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) também criou a Campanha “Declaração dos Direitos da Pele” para conscientizar a população brasileira sobre os direitos e os deveres para se ter uma pele saudável, valorizando a visita ao médico dermatologista associado à SBD.

Para isso, um filme com cenas de praia e práticas esportivas e de lazer ao ar livre enfatiza, em dez regras educativas, os cuidados necessários para ter uma pele saudável. O objetivo é deixar claro que a pele tem o direito a se expor ao sol de forma consciente, com a devida proteção e a orientação de um especialista qualificado.

 

 

Veja na íntegra os dez artigos para uma pele saudável

 

Artigo 1

Toda pele tem direito à saúde: e parecer saudável é muito diferente de estar saudável, inclui o direito a consultas regulares com um especialista e cuidados de rotina.

Artigo 2

Toda pele tem direito ao sol consciente: e a ficar exposta, ao sabor do vento, da água, de ter sua cor respeitada.

Artigo 3

E, por isso, toda pele tem o direito à proteção: não qualquer proteção, mas proteção com esclarecimento, proteção de um especialista.

Artigo 4

Toda pele tem direito de tocar e ser tocada: porque o tato é nosso primeiro sentido e interface com o mundo. E sua integridade deve ser buscada durante toda a vida.

Artigo 5

Toda pele tem direito à beleza: que vai além da vaidade. É o direito fundamental de manter a autoestima; que não aceita qualquer coisa, por qualquer preço, de qualquer um.

Artigo 6

Toda pele tem direito à informação: direito a informações reais e atualizadas para suas dúvidas e preocupações, de fontes confiáveis e comprometidas com a verdade, acima de tudo.

Artigo 7

Toda pele tem direito a atendimento médico de qualidadedireito de ter informações e tratamentos apropriados quando necessário, tanto para suas doenças quanto para os cuidados preventivos, incluindo cabelos e unhas.

Artigo 8

Toda pele tem direito a conhecer as tecnologias e avanços científicos: direito de ser atendida pelo especialista qualificado e com a responsabilidade necessária para a indicação  e aplicação correta de novos medicamentos e equipamentos.

Artigo 9

Toda pele tem direito a um tratamento digno: direito a ouvir um médico especialista, antes de qualquer escolha. E direito de saber quando não está sendo atendida por um.

Artigo 10

Toda pele tem o direito a um médico dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

A campanha na mídia

 

A Campanha Declaração dos Direitos da Pele alcançou mais de 225 mil pessoas no Facebook em suas divulgações de posts de cards e filmes. Já a #direitosdapele chamou a atenção de mais de 206 mil pessoas na web. E, em apenas doze dias da campanha, o vídeo obteve 70 mil visualizações no YouTube. Esses números mostram a resposta positiva dessas ações, que visam estimular a população brasileira sobre seus direitos e deveres para uma pele saudável, além valorizar do médico dermatologista associado à Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Veja algumas matérias publicadas em veículos relevantes do país no mês de setembro de 2016, quando a campanha teve início.

 

Declaração dos direitos da pele: Portal R7 – Hoje em Dia

Sociedade de Dermatologia lança “Declaração dos Direitos da Pele” em campanha de valorização: Portal CFM – Conselho Federal de Medicina

Saiba quais são os “Direitos da Pele” segundo os dermatologistas: Blog da Saúde

SBD lança “Declaração dos Direitos da Pele”: Cosmetics Online

Sociedade Brasileira de Dermatologia lança “Declaração dos Direitos da Pele” em campanha de conscientização pública e valorização do médico dermatologista: BBC News

Declaração de Direitos da Pele defende cuidado com o órgão vital sem o qual seria impossível sobreviver: O Estado de Minas

Sociedade Brasileira de Dermatologia lança campanha de prevenção ao câncer de pele: Rádio CBN 

Sociedade de Dermatologia lança “Declaração dos Direitos da Pele” em campanha de valorização: Folha de Dourados





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados