Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase
Clique Aqui - esqueci ou não tenho senha
    Acesso demais usuários

Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase

Realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desde 2006, a Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase visa combater o estigma e melhorar a qualidade de vida das pessoas, por meio de ações voltadas para comunidade e a mídia, esclarecendo sobre como identificar a psoríase, seus planos terapêuticos e como os pacientes podem conviver com a doença. Ao explicar que a psoríase – doença crônica sistêmica, inflamatória e não contagiosa que afeta principalmente a pele de cerca de 2% da população mundial – não é contagiosa e possui inúmeras opções de tratamentos (tópicos, sistêmicos e com fototerapia), a SBD contribui para reduzir o preconceito e aumentar a autoestima dos pacientes.

Este ano, a entidade lança a campanha “Um Toque de… Conhecimento, Inspiração e Informação” com a exibição de um documentário de quatro minutos contando a história de dois pacientes que deram seus testemunhos sobre dificuldades e superações para enfrentar a doença. O filme faz parte de uma mobilização nas redes sociais criada pelo Dia Nacional de Conscientização da Psoríase (29 de outubro) e deve impactar mais de um milhão de pessoas, entre a população em geral e profissionais de saúde.

“Queremos mostrar que o paciente com psoríase merece ser tratado com igualdade por todos. No documentário, buscamos valorizá-lo e frisar a importância da realização do atendimento por um médico dermatologista. Esperamos sensibilizar todos com a história de vida de cada uma dessas pessoas”, afirma o presidente da SBD, Gabriel Gontijo.

Além do documentário – que terá uma versão reduzida, com filme de 30 segundos para compartilhamento no Facebook –, estão programadas ações digitais com a publicação de cards elucidativos no Instagram e posts no Facebook, e ainda a reformulação do layout e conteúdo do hotsite www.psoriasetemtratamento.com.br. Essas peças informam sobre a doença para torná-la cada vez mais conhecida, apresentam as principais formas de tratamento e orientam o paciente a procurar um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Acesse o site e espalhe esta mensagem!

OMS

Em maio de 2014, a Organização Mundial de Saúde (OMS), aprovou uma resolução que considera a psoríase uma doença crônica, incapacitante, não transmissível, dolorosa, desfigurante e para a qual ainda não existe cura. O Brasil é signatário dessa resolução e a SBD trabalha incansavelmente para a redução de danos e melhora da qualidade de vida dos pacientes acometidos pela doença.

Leia mais sobre a doença

 

Associações de Pacientes