SBD Kids

O que é a pele?

A pele é o maior órgão do nosso corpo e tem funções muito importantes. Ela funciona como um grande escudo, que nos protege o dia inteiro e impede a entrada de germes, sujeira e outras coisas ruins. A pele também regula a temperatura do nosso corpo e nos avisa quando está calor ou está frio.

Em cada polegada de pele, temos cerca de 600 glândulas sudoríparas (que produzem o suor), 20 vasos sanguíneos, 60.000 melanócitos (as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele) e 60 mil células nervosas. Muita coisa, né?

Você sabia que a pele é formada por três camadas, a Epiderme, a Derme e a Hipoderme? Conheça mais sobre elas.

Epiderme – É a camada mais externa da pele, a única que conseguimos enxergar. A epiderme protege o corpo contra os perigos e agressões do ambiente externo.

Derme – A “camada do meio” da pele é a mais fina de todas, e é responsável pelas sensações de frio, calor, pressão e cócegas.

Hipoderme – A última camada da pele protege o corpo de traumas e do calor (é um isolante térmico), modela o corpo e se conecta às estruturas subjacentes.

 

A cor da pele

Branca, negra, morena… A pele pode ter muitas tonalidades diferentes, você já reparou?

Tudo isso por causa da melanina, um pigmento produzido na epiderme. A quantidade de melanina determina a cor da pele; quanto mais melanina o corpo produzir, mais escura a pele será, e vice-versa. Todos nascem com a mesma quantidade de melanócitos, as células que produzem a melanina, mas nem todo mundo produz a mesma quantidade do pigmento, por isso existem tantos tons de pele.

Quando ficamos um tempo longo no sol, o corpo produz mais melanina, para proteger a pele dos danos causados pelos raios solares, e por isso ficamos bronzeados. Mas a melanina, sozinha, não consegue proteger completamente a pele. Por isso, é preciso se proteger do sol, sempre.

 

Dermatologista, o amigão da pele

O dermatologista é o médico especialista em pele, cabelos e unhas. Ele conhece e trata tudo que acontece nesse órgão tão importante do corpo: desde uma coceira até uma espinha ou  queimadura de sol. Se você tiver algum problema na pele, procure um dermatologista.

 

Proteção solar

Criança também precisa se proteger do sol, e muito bem.  Não sabe como fazer? A SBD ensina!

 

A pele e o Sol – Turma da Mônica

Mônica, Cebolinha e seus amigos mostram como aproveitar o sol de um jeito seguro e divertido.

gibiapeleeosol

 

Guigo e o Sol

Conheça o Guigo, um menino muito esperto que gostava muito de brincar ao sol. Mas um dia abusou e acabou se queimando…

Assista as aventuras dele e aprenda a se proteger, clique aqui.

Leia também o Dermatogibi