Ep49 – Tratamento das reações hansênicas



sbdcast_ep49_cardApp.jpg

19 de janeiro de 2022

Qual a terapêutica atual das reações hansênicas? Para responder a esta pergunta o SBDcast convidou a professora Sandra Durães, coordenadora do Departamento de Hanseníase da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

 

Esse episódio compõe a série especial que integra as ações do Janeiro Roxo, em 2022, e visa contribuir com a qualificação do médico para atuar na prevenção, diagnóstico e tratamento desse problema de saúde pública. Na oportunidade, a dermatologista Sandra Durães aborda aspectos relacionados às doses adequadas, à duração dos tratamentos e às opções terapêuticas existentes.

Na conversa moderada por Heitor de Sá Gonçalves, vice-presidente da SBD, a convidada especial, que também coordena o Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal Fluminense (UFF), ainda faz esclarecimentos sobre tratamentos de pacientes com dor neuropática. Todos os tópicos são considerados temas desafiantes para quem atua no enfrentamento da hanseníase.

sbdcast_ep48_cardApp.jpg

12 de janeiro de 2022

A disponibilidade de exames de sorologia e de PCR para o diagnóstico da hanseníase em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) foi o tema de episódio especial do SBDcast, desenvolvido como parte das atividades do Janeiro Roxo. O programa integra uma série de entrevistas que abordarão diferentes aspectos da prevenção e do tratamento dessa doença.

 

O assessor do Departamento de Hanseníase da SBD, Maurício Nobre, que é doutor em Medicina Tropical e atua na Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte, apresentou os limites e os benefícios de cada um desses exames, que recentemente foram inseridos no rol de serviços do SUS. Segundo ele, ambos podem auxiliar no diagnóstico e assistência a pacientes já em tratamento.

Na conversa, que foi moderada por Sandra Durães, coordenadora do Departamento, o convidado do programa ressaltou a importância do envolvimento do dermatologista na cruzada contra a hanseníase.

sbdcast_ep47_cardApp_v2.jpg

5 de janeiro de 2022

O que muda no tratamento da hanseníase com a nova portaria do Ministério da Saúde? As 12 doses de PQT são suficientes? Para responder a essas e outras questões, o primeiro episódio da série especial do SBDcast sobre hanseníase, parte da campanha Janeiro Roxo 2022, conta com a participação da professora Araci Pontes, assessora do Departamento de Hanseníase da SBD, considerada referência no tema no Brasil. No bate-papo conduzido pelo vice-presidente da SBD, Heitor Gonçalves de Sá, a especialista aborda o assunto amparada em bases científicas, com destaque para estudos clínicos realizados recentemente pela Fiocruz, além de esclarecer dúvidas importantes para a rotina de médicos que trabalham diretamente no manejo do paciente de hanseníase. Não deixe de conferir!

sbdcast_ep46_cardApp.jpg

22 de dezembro de 2021

A Sociedade Brasileira de Dermatologia reuniu um time de especialistas para participar da live de lançamento da campanha do Dezembro Laranja de 2021. Os membros do Departamento de Oncologia Cutânea da SBD – Renato Bakos (coordenador), Tatiana Blumetti (assessora) e Guilherme Gadens (assessor) – conduziram um bate-papo com Sérgio Schalka, que foi coordenador do Consenso Brasileiro de Fotoprotecão, já lançado pela nossa entidade.

Durante a live, transmitida pelo perfil exclusivo para os sócios no Instagram (@associadosbd), eles abordaram mitos e verdades relacionados à fotoproteção. A audiência aproveitou a oportunidade para tirar suas dúvidas e levou consigo respostas às dúvidas dos pacientes que chegam aos consultórios.

O programa foi um sucesso e, por isso, o SBDcast reproduz essa mesa redonda. Para os associados, é uma oportunidade de receber conteúdo prático e atualizado sobre as melhores condutas nos cuidados com a pele exposta ao sol.

sbdcast_t1ep45_cardApp.jpeg

15 de dezembro de 2021

Orientações práticas para acolher pacientes com complicações pós-preenchimentos deram a tônica a este episódio do SBDcast. Durante o programa, a dermatologista Meire Parada Brasil compartilhou sua experiência com os associados, trazendo informações úteis e ancoradas em conhecimento atualizado.

A indicação de exames, a condução no tratamento de nódulos, a necessidade de biopsias e a abordagem mais adequada em caso de edema tardio intermitente e persistente (ETIP) foram alguns dos tópicos abordados em sua participação. A condução desse bate-papo ficou sob a responsabilidade de Cláudia Alcantara, secretária-geral da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Outro tema tratado no programa foram estudos sobre a relação entre covid-19, as vacinas disponíveis contra essa doença e possíveis complicações associadas ao uso de preenchedores. A convidada especial é coordenadora do Departamento de Cirurgia Dermatológica da SBD e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

sbdcast_t1ep43_cardApp.jpg

13 de dezembro de 2021

Como os pacientes dermatológicos podem ter acesso a medicamentos e tratamentos de alto custo dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e na rede privada? Ao escutar este episódio do SBDcast, os associados receberão orientações práticas e detalhadas sobre o tema. Com isso, poderão orientar de forma adequada às pessoas que acompanham e ter melhor compreensão sobre as exigências do processo.

Quem apresenta o caminho, durante a entrevista, é o professor Paulo Oldani, chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Federal dos Servidores do Estado, no Rio de Janeiro (RJ). Na conversa com o vice-presidente da SBD, Heitor de Sá Gonçalves, ele explica quais são os formulários e documentos que devem ser preenchidos, bem como os fluxos entre a prescrição e o recebimento dos produtos.

O convidado especial, que é coordenador do Comitê de Imunobiológicos da entidade, também apresenta aos associados uma visão ampla sobre as tratativas técnicas e administrativas que levam à disponibilização de tratamentos e tecnologias no SUS e nos planos de saúde. No bate-papo, é apresentado, inclusive, o papel da Sociedade Brasileira de Dermatologia neste processo que ajuda a qualificar a assistência.

sbdcast-t1ep43cardapp.jpeg

1 de dezembro de 2021

Queixas de queda de cabelos são frequentes nos nossos consultórios. Para ajudar você a respondê-las o SBDcast convidou Bruna Duque Estrada, preceptora do Centro de Estudos dos Cabelos do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay, no Rio de Janeiro (RJ).

Em conversa com Cláudia Alcantara Gomes, secretária-geral da SBD, ela esclareceu mudanças de percepção sobre o que são casos de eflúvio agudo e crônico, o que pode ajudar na tomada de decisões. Além disso, fez uma revisão de vários aspectos relacionados ao tema.

Quem acompanhar este episódio terá acesso a informações atualizadas sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do eflúvio telógeno, bem como a uma reflexão sobre questões como a importância da anamnese, os exames recomendados e as abordagens terapêuticas recomendadas.

sbdcastt1ep42cardapp.jpg

24 de novembro de 2021

Como tratar as estrias, o melasma e a acne durante a gravidez e o aleitamento? Quais são os ativos permitidos no skincare para estas pacientes? O uso de toxina botulínica, preenchimento e bioestimuladores são recomendados nestas fases?

Estas são algumas das dúvidas que foram tratadas neste episódio do SBDcast que teve como tema os cuidados cosmiátricos na gestação e na lactação. A convidada especial da edição é Flávia Ravelli, que responde pelo Ambulatório de Dermatologia Pediátrica, da Gestante e da Puérpera da Universidade de Santo Amaro, em São Paulo (SP).

Sempre ancorada em evidências científicas, Flávia Ravelli abordou questões sobre substâncias e procedimentos que podem causar problemas e que são mais seguros nos cuidados com a pele e os cabelos. Quem acompanhar esse bate-papo conduzido por Geraldo Magela Magalhães, primeiro secretário da SBD, será contemplado com orientações práticas e úteis para a rotina dos consultórios.

sbdcastt1ep41cardapp.jpg

17 de novembro de 2021

O que fazer diante de suspeita de micose fungoide? Qual a necessidade de biópsias múltiplas? Há indicação de biópsia de medula óssea? Quem ajuda a esclarecer essas dúvidas é José Antonio Sanches Júnior, professor titular da Faculdade de Medicina da USP e ex-presidente da SBD, que participou de bate-papo no SBDcast conduzido por Flávia Bittencourt, coordenadora Científica da nossa Sociedade.

O convidado especial deste episódio do SBDcast, que abordou o tema “Micose fungoide: como proceder”, trouxe informações uteis sobre o tratamento dessa neoplasia cutânea, cujo êxito depende da atuação do dermatologista. Durante a conversa, os dois especialistas falam ainda sobre outros aspectos relacionados ao tema, como: a diferenciação entre micose fungoide eritrodérmica e a Síndrome de Sézary; o uso de corticoide na condução da doença; e as indicações de fototerapia, interferon e radioterapia.

sbdcastt1ep40cardapp.jpg

10 de novembro de 2021

Quando indicar um laser fracionado ablativo e um não ablativo? Qual o tipo de resultado esperado para cada uma das abordagens? É necessário fazer o preparo da pele do paciente que vai se submeter ao tratamento? Quais as contraindicações?

Para responder a essas e várias outras perguntas o SBDcast recebe a dermatologista Maria Luiza Pires de Freitas, assessora do Departamento de Laser da nossa Sociedade. Numa entrevista mediada por Geraldo Magela Magalhães, 1º secretário da SBD, nossa convidada especial ajuda o associado a compreender melhor aspectos dessa tecnologia.

Ao longo do episódio, ela traz de forma didática e esclarecedora uma grande quantidade de informações uteis e atualizadas para o cotidiano dos especialistas que ainda têm dúvidas sobre questões como os fototipos que podem ser tratados com os fracionados, a biossegurança do médico e a profilaxia para infecções. Não perca!





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados