SBD participa de mais um Congresso Mundial, dessa vez em Vancouver



SBD participa de mais um Congresso Mundial, dessa vez em Vancouver

2 de junho de 2015 0

Mais de 10 mil especialistas estiveram em Vancouver, no Canadá, onde ocorreu de 8 a 13 de junho, o 23º Congresso Mundial de Dermatologia (WCD). Organizado a cada quatro anos pela Liga Internacional de Sociedades de Dermatologia (ILDS), que inclui a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) como uma das afiliadas, o encontro é o maior da especialidade no mundo. Cerca de 30 dermatologistas brasileiros (veja relação abaixo) foram coordenadores de workshops e simpósios, e centenas apresentarão aulas e trabalhos em forma de pôster, interagindo com os colegas estrangeiros e elevando o patamar de conhecimentos e a troca de experiências entre diferentes realidades.

O dermatologista Vidal Haddad Jr. representou o Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) na coordenação e como palestrante do workshop “Dermatologia Aquática”, com o ex-presidente da SBD Resp Hamílton Ometto Stolf, como co-coordenador, e o membro da Comissão Científica da SBD, Hélio Amante Miot, como palestrante. Idealizado por especialistas brasileiros, esse curso é realizado há de 20 anos.

“O Simpósio de Dermatologia Aquática é uma iniciativa da dermatologia brasileira, já prestigiado há quatro Congressos Mundiais (cerca de 20 anos), e discorre sobre conhecimentos e fatos obtidos em nosso país a partir de estudos inéditos realizados na Faculdade de Medicina de Botucatu, especialmente focados em acidentes por animais aquáticos em pescadores e banhistas brasileiros. A importância da participação para a Faculdade de Medicina de Botucatu, para a Unesp e para a SBD é clara, mesmo porque o número de palestrantes brasileiros é restrito e as coordenações de eventos são ainda mais reduzidas”, comenta.

30acd6bc63cf285d70f56936cd7c7784BRASIL NO WORLD PHOTODERMATOLOGY DAY – Considerado o principal evento de fotodermatologia no mundo e realizado sempre na véspera do Congresso Mundial de Dermatologia, o World Photoderm Day contou, pela primeira vez, com a participação de representantes da SBD, que vão ministrar um Simpósio destinado à fotodermatologia brasileira.

“Essa oportunidade me foi sugerida pelo Dr. Henry Lim, atual presidente eleito da Academia Americana de Dermatologia (AAD), durante o Congresso Mundial de Fotobiologia, em 2014. Levei a proposta ao presidente da SBD, Gabriel Gontijo, e a ex-presidente Denise Steiner, que prontamente concordaram com a proposta em nome da SBD. Foi uma excelente oportunidade para mostrar o que estamos produzindo de ciência em fotodermatologia no Brasil”, considera o coordenador do Consenso Brasileiro de Fotoproteção, Sérgio Schalka.

Além de Schalka, que apresentou os resultados do Consenso Brasileiro de Fotoproteção, Gabriel Gontijo compartilhou a experiência brasileira com terapia fotodinâmica e Denise Steiner falou sobre a experiência brasileira no tratamento de melasma e vitiligo.

6aa43e77e7e81efade8a7aa0bb5cdaf2

59c7fbd0d19034664274c44e1d604f9a-225x300

COORDENADORES DE CURSOS NO WCD 2015

Ada Regina Trindade de Almeida

Adilson Costa

Ana Maria Pinheiro

Artur Duarte

Bogdana Victoria Kadunc

Denise Steiner

Doris Maria Hexsel

Edileia Bagatin

Fabio Cuiabano

Fernanda Torres

Flávio Barbosa Luz

Francisca Regina Carneiro

Helio Amante Miot

Ida Duarte

Jane Tomimori

Jose Antonio Sanches

Luna Azulay-Abulafia

Luis Torezan

Luis Tovo

Marcello Menta Simo Nico

Marcia Ramos-e-Silva

Maria Leide W. de Oliveira

Marcio Soares Serra

Paula Frassinetti Bessa Rebello

Regina Casz Schechtman

Samuel Henrique Mandelbaum

Silmara Navarro Pennini

Sinésio Talhari

Tania Cestari

Vidal Haddad Jr.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados