SBD participa de mais um Congresso Mundial, dessa vez em Vancouver
Mais de 10 mil especialistas estiveram em Vancouver, no Canadá, onde ocorreu de 8 a 13 de junho, o 23º Congresso Mundial de Dermatologia (WCD). Organizado a cada quatro anos pela Liga Internacional de Sociedades de Dermatologia (ILDS), que inclui a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) como uma das afiliadas, o encontro é o maior da especialidade no mundo. Cerca de 30 dermatologistas brasileiros (veja relação abaixo) foram coordenadores de workshops e simpósios, e centenas apresentarão aulas e trabalhos em forma de pôster, interagindo com os colegas estrangeiros e elevando o patamar de conhecimentos e a troca de experiências entre diferentes realidades.
O dermatologista Vidal Haddad Jr. representou o Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) na coordenação e como palestrante do workshop “Dermatologia Aquática”, com o ex-presidente da SBD Resp Hamílton Ometto Stolf, como co-coordenador, e o membro da Comissão Científica da SBD, Hélio Amante Miot, como palestrante. Idealizado por especialistas brasileiros, esse curso é realizado há de 20 anos.
“O Simpósio de Dermatologia Aquática é uma iniciativa da dermatologia brasileira, já prestigiado há quatro Congressos Mundiais (cerca de 20 anos), e discorre sobre conhecimentos e fatos obtidos em nosso país a partir de estudos inéditos realizados na Faculdade de Medicina de Botucatu, especialmente focados em acidentes por animais aquáticos em pescadores e banhistas brasileiros. A importância da participação para a Faculdade de Medicina de Botucatu, para a Unesp e para a SBD é clara, mesmo porque o número de palestrantes brasileiros é restrito e as coordenações de eventos são ainda mais reduzidas”, comenta.
BRASIL NO WORLD PHOTODERMATOLOGY DAY – Considerado o principal evento de fotodermatologia no mundo e realizado sempre na véspera do Congresso Mundial de Dermatologia, o World Photoderm Day contou, pela primeira vez, com a participação de representantes da SBD, que vão ministrar um Simpósio destinado à fotodermatologia brasileira.
“Essa oportunidade me foi sugerida pelo Dr. Henry Lim, atual presidente eleito da Academia Americana de Dermatologia (AAD), durante o Congresso Mundial de Fotobiologia, em 2014. Levei a proposta ao presidente da SBD, Gabriel Gontijo, e a ex-presidente Denise Steiner, que prontamente concordaram com a proposta em nome da SBD. Foi uma excelente oportunidade para mostrar o que estamos produzindo de ciência em fotodermatologia no Brasil”, considera o coordenador do Consenso Brasileiro de Fotoproteção, Sérgio Schalka.
Além de Schalka, que apresentou os resultados do Consenso Brasileiro de Fotoproteção, Gabriel Gontijo compartilhou a experiência brasileira com terapia fotodinâmica e Denise Steiner falou sobre a experiência brasileira no tratamento de melasma e vitiligo.
COORDENADORES DE CURSOS NO WCD 2015
Ada Regina Trindade de Almeida
Adilson Costa
Ana Maria Pinheiro
Artur Duarte
Bogdana Victoria Kadunc
Denise Steiner
Doris Maria Hexsel
Edileia Bagatin
Fabio Cuiabano
Fernanda Torres
Flávio Barbosa Luz
Francisca Regina Carneiro
Helio Amante Miot
Ida Duarte
Jane Tomimori
Jose Antonio Sanches
Luna Azulay-Abulafia
Luis Torezan
Luis Tovo
Marcello Menta Simo Nico
Marcia Ramos-e-Silva
Maria Leide W. de Oliveira
Marcio Soares Serra
Paula Frassinetti Bessa Rebello
Regina Casz Schechtman
Samuel Henrique Mandelbaum
Silmara Navarro Pennini
Sinésio Talhari
Tania Cestari
Vidal Haddad Jr.