T2E2 – Sorologia e PCR na Hanseníase



array(4) { [0]=> string(74) "https://www.sbd.org.br/wp-content/uploads/2022/01/sbdcast_ep48_cardApp.jpg" [1]=> int(750) [2]=> int(750) [3]=> bool(false) }

T2E2 – Sorologia e PCR na Hanseníase

12 de janeiro de 2022
sbdcast_ep48_cardApp.jpg

A disponibilidade de exames de sorologia e de PCR para o diagnóstico da hanseníase em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) foi o tema de episódio especial do SBDcast, desenvolvido como parte das atividades do Janeiro Roxo. O programa integra uma série de entrevistas que abordarão diferentes aspectos da prevenção e do tratamento dessa doença.

 

O assessor do Departamento de Hanseníase da SBD, Maurício Nobre, que é doutor em Medicina Tropical e atua na Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte, apresentou os limites e os benefícios de cada um desses exames, que recentemente foram inseridos no rol de serviços do SUS. Segundo ele, ambos podem auxiliar no diagnóstico e assistência a pacientes já em tratamento.

Na conversa, que foi moderada por Sandra Durães, coordenadora do Departamento, o convidado do programa ressaltou a importância do envolvimento do dermatologista na cruzada contra a hanseníase.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados