SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

Envie sua proposta e seja um associado »

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.

Submit your proposal and be an associate »

Notícias - Fique por dentro do mundo da Dermatologia.

Eventos

Gestão 2021-2022 da SBD compartilha diretrizes de trabalho com presidentes de Regionais

09/02/2021 04:52

Alinhar metas e compartilhar diretrizes de atuação da Gestão 2021-2022 da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Esse foi o objetivo da reunião realizada em formato online, entre a atual Diretoria da entidade e os presidentes das Regionais. Na oportunidade, foram destacadas as principais ações previstas para ocorrer ao longo dos próximos dois anos, com ênfase na atualização científica dos associados e na melhoria das condições de assistência à população no País.

De acordo com o presidente da SBD, Mauro Enokihara, conforme estabelecido em comum acordo pelo atual grupo gestor, o trabalho da entidade será norteado por três pilares fundamentais: o respeito integral ao Estatuto da SBD; atuação do dermatologista no atendimento das doenças da pele; e a promoção de uma dermatologia abrangente e acessível, de todos e para todos.

Compromisso - Na ocasião, o vice-presidente, Heitor de Sá Gonçalves, também salientou o compromisso assumido de ampliar os esforços em direção a iniciativas que elevem a qualidade do atendimento ofertado aos brasileiros, sobretudo em relação às chamadas doenças negligenciadas, como hanseníase, leishmaniose, dermatozoonoses, micoses sistêmicas, entre outras.

Já o diretor financeiro da SBD, Carlos Baptista Barcaui, comentou a importância de alcançar as metas estabelecidas tendo como base princípios como idoneidade, transparência e responsabilidade na condução da entidade. O especialista destacou ainda a decisão de manter em 2021 os valores de anuidade sem reajuste devido à crise deflagrada pelo novo coronavírus.

Eventos - A coordenadora científica da SBD, Flávia Vasques Bittencourt, também dividiu com os presidentes de filiadas o calendário preliminar de eventos programados para os próximos meses. Entre eles, estão o II Simpósio de Dermatologia Pediátrica; o Simpósio de Dermatoscopia; o 43º Simpósio Nacional de Dermatologia Tropical (Dermatrop); o VI Simpósio de Cabelos e Unhas; e o III Simpósio de Cirurgia Micrográfica. Conforme adiantou, todos ocorrerão em formato online, ainda no primeiro semestre de 2021.

A especialista reforçou também o empenho da Gestão 2021-2022 em dar continuidade ao projeto de lives regulares, formulado como opção de educação continuada à distância, em função do cenário de distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, conforme ressaltou. 

Defesa - Na sequência, o 1º secretário da SBD, Geraldo Magela Magalhães, comentou tópicos jurídicos relevantes de defesa profissional da especialidade, detalhando as ações empreendidas no âmbito parlamentar e, sobretudo, aquelas movidas pela SBD contra a invasão de competências realizada por outras categorias à prática da medicina dermatológica. O especialista destacou o alinhamento da entidade ao Conselho Federal de Medicina (CFM) e a série de representações que têm sido postuladas junto aos órgãos competentes.

Além disso, o 2º secretário, Beni Grinblat, discorreu sobre a relevância da comunicação com ferramenta para ampliar a visibilidade da entidade perante seus associados e à população em geral, especialmente diante do atual cenário de pandemia. Entre as ações apresentadas, constaram: o trabalho ininterrupto nas redes sociais e no portal da SBD; as campanhas temáticas (Janeiro Roxo, Psoríase, Dezembro Laranja e mais); além do lançamento do podcast da SBD, que funcionará como um canal de atualização científica exclusivo para associados.

Ao final das apresentações, do encontro que aconteceu em 5 de fevereiro (sexta-feira), os presidentes das Regionais puderam ainda esclarecer eventuais dúvidas e compartilhar suas sugestões com todos os participantes da reunião a respeito de temas como: concomitância de eventos virtuais; atuação junto aos conselhos de classe; possibilidade de parcerias com outras entidades e a indústria; entre outros.

 

Compartilhe:
   

Siga a SBD e fique atualizado.